Procuro trabalhar com metodologias que melhor se adapta ao aluno.
Método Construtivista. O método surgiu por volta de 1970 e baseia-se nas teses do psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget. No conceito há o entendimento de que o indivíduo deve ter um papel ativo na construção do próprio conhecimento. Assim, os conteúdos didáticos servem de suporte para que os alunos, a partir deles, edifiquem o...
Procuro trabalhar com metodologias que melhor se adapta ao aluno.
Método Construtivista. O método surgiu por volta de 1970 e baseia-se nas teses do psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget. No conceito há o entendimento de que o indivíduo deve ter um papel ativo na construção do próprio conhecimento. Assim, os conteúdos didáticos servem de suporte para que os alunos, a partir deles, edifiquem o saber. O processo estimula o debate, a formulação de hipóteses, a resolução de problemas e o uso de vivências pessoais. (O objetivo não é dar respostas ao estudante, e sim estimulá-lo a fazer perguntas. O conhecimento, nessa concepção, não segue uma via de mão única, cada aluno encontra um caminho próprio até ele. Por isso mesmo, a metodologia não propõe provas, mas é comum que as instituições de ensino que a utilizam optem pela realização de avaliações.)
Método Sócio-interacionista: é uma abordagem histórica e cultural do desenvolvimento humano proposta pelo psicólogo russo Lev Vygotsky. Conforme suas ideias, o indivíduo só desenvolve cultura, linguagem e raciocínio se estiver em contato com outras pessoas. Para ele, as informações são intermediadas por aqueles que nos cercam, e as trocas de experiências resultam nas funções mentais superiores. (A metodologia sócio-interacionista valoriza as interações sociais, por isso os trabalhos em grupo ganham papel de destaque. A bagagem histórica que o aluno traz é valorizada, bem como a curiosidade, a autonomia e a participação ativa.)