Durante a Licenciatura em Biologia adquiri experiências como docente em 480h de estágio supervisionado, bem como em 6 disciplinas de práticas de ensino, e ainda, nas oficinas que apliquei durante a execução do meu projeto de iniciação científica. Neste contexto compreendi que a aprendizagem se dá de modo subjetivo, as individualidades de cada estudante devem ser levadas em consideração, e o papel...
Durante a Licenciatura em Biologia adquiri experiências como docente em 480h de estágio supervisionado, bem como em 6 disciplinas de práticas de ensino, e ainda, nas oficinas que apliquei durante a execução do meu projeto de iniciação científica. Neste contexto compreendi que a aprendizagem se dá de modo subjetivo, as individualidades de cada estudante devem ser levadas em consideração, e o papel do professor é mediar e guiar o aluno pelo caminho do conhecimento, diminuindo os obstáculos, ampliando o campo de visão, e incentivando o estudante a ir além. Percebo grande proveito com a utilização do método pomodoro (onde se mantém o foco sem distrações por 25min, seguido de ócio por 5min), unido ao método Feynman (onde se passa por um ciclo: ler buscando compreensão, escrever como se estivesse ensinando, observar as falhas, revisar os pontos fracos, por fim simplificar o conteúdo). Utilizo mapas mentais para verificar a aprendizagem, visto que a capacidade de sintetizar e organizar o conteúdo de maneira lógica, passa necessariamente pela compreensão do mesmo.
Veja mais
Ver menos