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Sandra Lima
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Sandra Lima
Localização Caxias do Sul
verified Dados verificados time 2 anos dando aulas
Níveis de aula
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Ensino Fundamental
Ensino Médio
Adultos
Idiomas
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Espanhol
Formação e certificados
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Disponibilidade
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Manhã
Meio-dia
Tarde
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Sandra Lima em poucas palavras
Meu nome é Alexsandra da Silva de Lima, recentemente me graduei em História com Licenciatura Plena e, atualmente, curso Pedagogia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também estudo Inglês com um professor particular nível básico.
Conquistar uma oportunidade como professora, representaria um divisor de águas na minha vida. Não só na minha, mas na vida de todos que me conhecem. Minha trajetória...
Meu nome é Alexsandra da Silva de Lima, recentemente me graduei em História com Licenciatura Plena e, atualmente, curso Pedagogia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também estudo Inglês com um professor particular nível básico.
Conquistar uma oportunidade como professora, representaria um divisor de águas na minha vida. Não só na minha, mas na vida de todos que me conhecem. Minha trajetória até aqui foi de muita luta e sacrifícios, mas também de muitas conquistas. Apesar da fome, do frio,
dos abusos, do pai alcoólatra, da mãe com 8 filhos um de cada pai… Hoje cheguei onde
estou, e posso cogitar em ser professora, algo inimaginável para mim.
Sou ex-moradora de rua, cresci e me desenvolvi sem estrutura familiar, social ou
econômica. Aos 15 anos me casei para ter um lugar para morar. Mas o casamento não deu certo, e acabei por criar meus dois filhos sozinha. No entanto, eles cresceram e optaram por viver suas vidas sozinhos, pois, não aceitavam o fato de eu ser curadora de uma irmã com problemas químicos, de eu cuidar do meu pai, que também foi morador de rua, por ajudar meus irmãos que não tinham o básico para viver. Esta era a minha realidade, há exatos 11anos.
No entanto, nessa mesma época, surgiu uma oportunidade: uma nova área de
atuação, com novas relações. Depois de atuar como: babá, empregada doméstica, auxiliar
de cozinha, operadora de injetora, promotora de vendas e atendente de loja, passei a atuar como manicure e pedicure em um salão de beleza de classe média/alta. Esse trabalho me propiciou muitas oportunidades, entre elas, por exemplo, melhorar minha vida econômica,
social e familiar, pois conquistei muitos clientes. Pude também voltar a estudar, porque percebi, através das relações que estabeleci, a minha capacidade cognitiva, uma vez que, havia constantemente situações que exigiam criatividade e discernimento para serem
contornadas. Meus clientes viviam uma realidade totalmente diferente da minha e, à medida que os vínculos se estreitaram, as falas espontâneas ilustravam uma visão de mundo inconcebível, pelo menos para mim.
Essa percepção me impulsionou a correr atrás de um sonho antigo, voltar a estudar.
No início foi complicado, porque fazia 18 anos que eu não tinha contato com os estudos.
Completei da 1ª série até a 4ª série na escola regular, porém, com a separação dos meus
pais e com o abandono, parei de estudar. Quando casei, aos 15 anos de idade, voltei a
estudar. Fiz o supletivo, para continuar trabalhando, pegava as apostilas de cada disciplina, levava para casa, estudava e fazia as provas. Assim, conclui a 5ª, 6ª, 7ª e a 8ª séries. No ano de 1996, com 18 anos de idade, engravidei acidentalmente e parei de estudar. Então, em março de 2014, com o cenário acima descrito, iniciei o EJA e, após oito meses, prestei o ENEM, com a finalidade de concluir o Ensino Médio.
No entanto, minhas notas me surpreenderam, principalmente a da redação! Incrédula, telefonei para a Secretária de Educação, e fui informada de que as notas estavam sim corretas, e que me possibilitaram a inscrição no PROUNI. Dividi a boa nova no meu local de
trabalho e então uma cliente me inscreveu no PROUNI. Assim, mesmo sendo
semi-analfabeta, conquistei uma bolsa de estudos na UCS.
Escolhi estudar História pois queria me apropriar da estrutura a qual estamos
inseridos, com o objetivo de ser agente da minha realidade. Durante a minha formação, me especializei na área de pesquisa. Mais precisamente, em pesquisar de que forma as pessoas orientam-se para o agir prático. No meu TCC, construí uma tabela capaz de caracterizar as percepções das pessoas acerca da aplicabilidade do que aprendem na sua vida prática. Isso tendo como base todo o conhecimento por mim constituído no curso de História da UCS, onde o objeto de estudo é a trajetória das sociedades desde suas origens até o presente, analisando suas relações espaço-temporais, sociopolíticas, econômicas,
culturais e processos de aprendizagem. O curso me forma para atuar como professora nos níveis Fundamental e Médio, mas não é restrito a isso. Estou apta para trabalhar em
empresas de consultoria e assessoria em projetos culturais e preservação de patrimônio, em órgãos e instituições públicas e privadas produzindo e avaliando criticamente materiais didático-pedagógicos, entre muitas outras opções.
Após concluir o curso de História, decidi cursar pedagogia porque, hoje, Pedagogia
é, antes de tudo, um campo científico que forma o investigador da educação e o profissional
que compreende e atua nos processos educativos. Assim, o curso de Pedagogia não se reduz à formação de professores, já que ele se desdobra em múltiplas especializações profissionais. Pedagogo é aquele que faz a mediação das práticas sociais dos humanos, auxiliando na constituição de sentidos e significados para a ação humana. As práticas pedagógicas, assim entendidas, podem estar em muitos lugares e de múltiplas formas. O desafio do pedagogo é “ler” a organização, criar novas maneiras de pensar a mesma, fazer diagnóstico dos problemas organizacionais e analisar suas implicações usando o pensamento significativo e re-significativo, a capacidade de aprender e produzir os resultados desejados através de planos de ação.
Outro eixo de especialidade da pedagogia na atualidade é a pedagogia social. Esta
tem algumas possibilidades de entendimento, podendo caracterizar a educação não escolar e até a extraescolar. São diversos os campos de recorte de trabalho podendo ser projetos específicos e de curto prazo, como também, podem estar ligados e fundamentados em organizações.
Quero atuar como professora porque, como já mencionei, essa oportunidade será um divisor de águas na minha vida. Um desafio que compreenderá muito aprendizado,
tanto profissional quanto pessoal. Isso pois ao mudar de área de atuação e criar novas
relações há 11 anos atrás, consegui usufruir da oportunidade de melhorar não apenas a
minha vida, mas, consequentemente, a das pessoas que me rodeiam.
Pretendo fazer o mesmo e muito mais com a oportunidade de atuar na Educação… As
possibilidades são muitas. Conquistar uma oportunidade seria alcançar o sucesso, acredito na educação e quero ajudar o mundo a se tornar melhor e sei que isso será possível com a aprendizagem que adquirir na relação de ensino aprendizagem.

Atenciosamente,
Alexsandra da Silva de Lima,
Zona de Sandra Lima
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