Aulas
• Concordância
A concordância, tanto nominal quanto verbal, aparece em quase todas as situações. Dentre essas duas, a verbal é mais recorrente. A orientação é que o usem e treinem o reconhecimento e os tipos de sujeito. No caso da nominal, é preciso saber identificar o substantivo e as palavras que o acompanham na frase. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer a concordância em gênero...
Aulas
• Concordância
A concordância, tanto nominal quanto verbal, aparece em quase todas as situações. Dentre essas duas, a verbal é mais recorrente. A orientação é que o usem e treinem o reconhecimento e os tipos de sujeito. No caso da nominal, é preciso saber identificar o substantivo e as palavras que o acompanham na frase. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer a concordância em gênero e número.
• Interpretação textual
Uma das maiores dificuldades de compreesão entre a maioria das pessoas é de fato interpretar o texto. Em todas as situações seja em provas ou no dia dia são sempre muito cobradas numa proporção maior ou menor de acordo com o perfil de cada empresa. Mas para uma melhoria na comunicação é imprescindível saber compreender o texto recebido para ter condições de responder de forma eficaz.
• Regência
Que são os verbos transitivos e intransitivos e qual se adequa melhor ao uso no contexto.
• Crase
Atividade que esta interligado ao tópico de regência. Fazer o aluno compreender o porque do seu uso e não apenas ás regras gramaticais a fim de aprender definitivamente quando se usa e quando não.
• Uso de vírgula
Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, aborda os usos da vírgula. Como analisar o emprego desse sinal de pontuação em diferentes situações.
• Coerência e Coesão no processamento do texto
Atentar se aos elementos que constroem a articulação entre as diversas partes de um texto: a coerência e a coesão. Considerando que a coerência é a lógica entre as idéias expostas no texto, para que exista coerência é necessário que a idéia apresentada se relacione ao todo textual dentro de uma sequência e progressão de idéias.
• Relações e recursos expressivos e efeitos de sentido
Entrar nos sentidos dos usos da tecnologia para envio de mensagens:
Como uso da metalinguagem;
Funções do texto para atingir o locutor;
Uso de caixa alta nas mensagens suas implicações.
• Variação linguística
Aprimorar a interpretação dos vários tipos culturais que possivelmente se comunique e possa ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais existentes em nosso país.