Perfil de Ricardo Kalil Lage

Sobre mim
Minhas aulas
Contato

Sobre mim

Sou graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP 1997). Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco (ESMAPE 2008). Possuo extensão universitária em Direito Internacional do Comércio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Avarias Marítimas pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e Metodologias Ativas no Ensino Hí...
Sou graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP 1997). Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco (ESMAPE 2008). Possuo extensão universitária em Direito Internacional do Comércio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Avarias Marítimas pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e Metodologias Ativas no Ensino Híbrido pela Universidade Tuiuti/PR (2020).

Atuei como advogado e coordenador jurídico da filial regional Recife do escritório ML Gomes Advogados Associados, responsável pela recuperação de crédito bancário em ações de busca e apreensão (Alienação Fiduciária) e de reintegração de posse (Leasing Financeiro) nas Regiões Norte e Nordeste.

Posteriormente, fui advogado e coordenador jurídico do escritório Antônio Braz e Vânia Maia Advogados Associados, responsável pelo acompanhamento dos processos de recuperação de crédito bancário em ações de busca e apreensão (Alienação Fiduciária); reintegração de posse (Leasing Financeiro); ações monitórias e/ou execução envolvendo relações entre agência bancária e clientes correntistas; execução hipotecária de bens imóveis vinculados ao Sistema Financeiro de Habitação, nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Responsável pela realização de defesas e recursos processuais envolvendo responsabilidade civil de instituições financeiras promovidas nos Juizados Especiais Cíveis.

Em junho do ano de 2005 passei a integrar o corpo societário do escritório Pires Advogados & Consultores, permanecendo até junho de 2013, responsável pela área de direito empresarial (incluindo contratos internacionais-marítimos), imobiliário e trabalhista.

A partir de 2009, tomado pela paixão de ensinar, comecei a realizar cursos livres de aperfeiçoamento profissional para a Escola Superior da Advocacia ESA-OAB/PE e treinamentos in company, incluindo escritórios de advocacia (Lima e Falcão Advogados, Antônio Braz e Vanya Maia Advogados Associados, Queiroz Cavalcanti Advocacia, Rocha Marinho e Sales Advogados/CE) e instituições públicas (Banco do Nordeste e Procuradoria Regional da República da 5ª Região).

Sou autor do curso online "Direito Bancário na Prática", oferecido pela Escola Superior de Advocacia Nacional – ESA Nacional (2021-atual).

Fui professor universitário na Faculdade Integrada do Recife, atual Centro Universitário Estácio (2009/2010) e na Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF (2013/2021).

Entre os anos de 2016/2020 fui Presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB/PE. Atualmente sou membro da CDB-OAB/PE e da Comissão de Direito Bancário do Conselho Federal da OAB.

Nos dias atuais me dedico à realização de cursos e treinamentos, advocacia, consultoria jurídica para o contencioso processual e ações preventivas extraprocessuais.

Sobre o ensino a distância, com o repentino isolamento social imposto pela pandemia todos foram jogados ao ambiente virtual: escolas, instituições de ensino superior, gestores, professores e alunos. Diante da necessidade de realizar um ensino de qualidade, que proporcione efetiva aprendizagem, pesquisei e estudei metodologias ativas em ensino híbrido e aspectos de neurociências aplicada no processo de aprendizagem.

O cérebro trabalha por associação, repetições e emoções. Por isso, para desenvolver uma didática efetiva é necessário garantir 3 momentos no tempo de ensino destinado a cada aula: Instrução, Interatividade e Interação. Ensino nem sempre significa aprendizagem. Aprendizagem é mudança de comportamento do indivíduo em função da experiência adquirida. Tem que desenvolver a competência de saber-fazer; ser capaz de aplicar o conteúdo no contexto real. Aprendizagem é a capacidade de obter novos conhecimentos e resolver problemas em situações práticas utilizando-os.

Por fim, acredito que a construção do conhecimento se faz dando autonomia ao estudante, estimulando o estudo em cooperação, colocando-se aberto a novas aprendizagens, procurando conhecer as diversas fontes de informações, possibilitando identificar o conhecimento com as experiências prática vividas.
Veja mais Ver menos
Você está identificado como
Você não é {0}?
Denunciar este perfil Agradecemos sua ajuda