Metodologias ativas como mapa mental , slides , jogos educativos entre outros .
A forma de ensinar e de aprender pode acontecer de formas distintas a partir de perspectivas diferentes sobre o papel de educadores e educandos no processo de construção de conhecimento.
De forma geral, a centralidade pode estar no conteúdo, na figura dos educadores, nos estudantes ou mesmo no processo como um todo....
Metodologias ativas como mapa mental , slides , jogos educativos entre outros .
A forma de ensinar e de aprender pode acontecer de formas distintas a partir de perspectivas diferentes sobre o papel de educadores e educandos no processo de construção de conhecimento.
De forma geral, a centralidade pode estar no conteúdo, na figura dos educadores, nos estudantes ou mesmo no processo como um todo.
o estudante tem um papel ativo na construção do próprio conhecimento;
o papel do professor é mediar esse processo;
a resolução de problemas é obtida a partir de questionamentos;
uso de vivências pessoais e conhecimentos prévios do aluno;
não propõe provas, mas também não as inibe;
o aprendizado é dinâmico e construído aos poucos.
O método foi desenvolvido por Carlos Bernardo González Pecotche, conhecido pelo pseudônimo Raumsol. Baseia-se na evolução consciente de todos os envolvidos, desde aqueles que frequentam o ambiente escolar até as pessoas que convivem com o aluno fora dele:
busca o autoconhecimento;
incentiva o auto aperfeiçoamento;
é acompanhado de forma minuciosa pelo professor e por isso a quantidade de alunos por sala é limitada;
é complementado pela aprendizagem doméstica;
O método de ensino tradicional. ...
O método de ensino construtivista. ...
O método de ensino montessoriano. ...
O método de ensino waldorfiano. ...
O método de ensino sócio-interacionista. ...
Conheça todas as suas possibilidades. ...
promove o desenvolvimento físico, mental, moral e emocional dos estudantes.
Metodologia de ensino é o conjunto de técnicas e processos cujo objetivo é prover formação para alunos em áreas do conhecimento específicas.
Por isso, há metodologias indicadas conforme o grau de instrução de cada um, bem como a proposta pedagógica de cada instituição.
O Design Thinking, por exemplo, é mais adequado para quem trabalha em segmentos como os de tecnologia do que para quem trabalha com Artes.
Embora toda metodologia educacional tenha um viés universal, quanto mais focada for a sua aplicação, melhores tendem a ser os resultados.
Em outras palavras, a metodologia de ensino compreende todas as ferramentas que os educadores utilizam para transmitir os seus conhecimentos aos alunos. Cada professor utiliza um método para tal, em busca da melhor forma de motivar crianças e jovens, direcionando-os ao aprendizado.