Antes de tudo converso com o aluno para entender seus interesses e disponibilidade e poder adaptar as aulas de acordo. Trabalho principalmente com inglês para comunicação (inglês como língua estrangeira), mas também posso focar em tradução ou preparação para concursos.
Conforme necessidade, separo material de métodos didáticos que conheci através de minha formação em Letras (anteriormente na UFS...
Antes de tudo converso com o aluno para entender seus interesses e disponibilidade e poder adaptar as aulas de acordo. Trabalho principalmente com inglês para comunicação (inglês como língua estrangeira), mas também posso focar em tradução ou preparação para concursos.
Conforme necessidade, separo material de métodos didáticos que conheci através de minha formação em Letras (anteriormente na UFSM, um pouco na UFRJ, agora na USP) ou elaboro material próprio e personalizado para o aluno. Busco trazer textos literários conforme a sua preferência para serem usados como material de estudo. Amo trabalhar com literatura de qualquer nacionalidade, mas sigo sempre o que seja combinado com o aluno: posso trazer literatura de língua inglesa, materiais em vídeo, filmes, música etc. As aulas são abertas para atendê-lo conforme necessidade, então podemos sempre readaptar o plano de estudos, e mantenho sempre um ambiente amigo e de aprendizado conjunto: não só ensino, como aprendo com nossa experiência, e suas sugestões e observações são sempre muito bem-vindas.
Baseio-me numa metodologia comunicativa, ou seja, focando no aprendizado através da imersão do aluno na língua. Isto significa que durante a aula tentamos ao máximo falar apenas inglês, encorajando o aluno a praticar a língua o máximo possível, mas sempre entendendo que erros fazem parte da caminhada e não devem ser temidos, apenas usados para o progresso. Utilizo o estudo da gramática voltado a esta finalidade prática, e busco relacionar os conteúdos sempre a uma regra mais geral e essencial e mostrar a razão de suas exceções (em vez de recorrer a memorizações ou listas enormes de casos em que certa regra se aplique ou não), e sempre exercitar muito cada novo conteúdo com exercícios e conversação para fixá-lo de maneira duradoura. O método consiste em muita síntese e exercício, porque nosso cérebro só fixa aquilo que (1) está claro e relacionado a outros conhecimentos e (2) se mostra importante por ser usado.
Uma vez que as línguas existem para a comunicação, abordamos a Língua Inglesa como um sistema, focando a comunicação bem-sucedida. Para isso, dividimos a língua entre quatro habilidades comunicativas: leitura, escrita, audição e fala; focando os esforços na fala e usando as outras habilidades em seu favor, por ser ou a maior necessidade da maioria dos alunos, ou aquela habilidade que acaba reforçando todas as outras.
Com o tempo, busco fornecer ferramentas para que o aluno independentemente do professor conviva com inglês no seu dia-a-dia e consiga avançar também por estudo próprio, tendo o professor como guia e podendo crescer sozinho.
Atendo a todos os públicos, presencial ou remotamente.
Veja mais
Ver menos