Aluno de graduação em Física na UFMG. Participante de projeto de monitoria com objetivo de auxiliar estudantes de graduação com deficiência a estudar suas disciplinas. Tenho maior participação no auxílio de um aluno deficiente visual. Acompanho este aluno em específico há dois anos, mas tenho contato com outras pessoas além dele.
Gosto da metodologia construtivista, acho que é importante o proce...
Aluno de graduação em Física na UFMG. Participante de projeto de monitoria com objetivo de auxiliar estudantes de graduação com deficiência a estudar suas disciplinas. Tenho maior participação no auxílio de um aluno deficiente visual. Acompanho este aluno em específico há dois anos, mas tenho contato com outras pessoas além dele.
Gosto da metodologia construtivista, acho que é importante o processo de aprendizado ter um caráter mais "exploratório" que expositivo. É importante o aluno desenvolver o raciocínio, a elaboração de hipóteses e a capacidade de interpretar e resolver problemas. É sempre de extrema importância manter o aluno engajado, perguntando e pedindo explicações. Também é muito mais vantajoso, ao invés de expor toda de uma vez alguma resolução, ir explicando por partes e incentivando o aluno a continuar o desenvolvimento. A essência é sempre fazer com que o aluno seja o desbravador, enquanto o professor é apenas um guia para emergências.
Em resumo, para mim, a melhor educação é aquela que mostra os "comos" e "porquês" de cada detalhe, e não aquela que torna o aluno uma máquina de resolver exercícios. Os métodos mecânicos de resolução são importantes sim na hora de resolver uma prova, mas a coisa toda flui muito melhor se o aluno sabe o conceito que está por trás desses métodos. Por isso, tendo uma base bem fundamenta é tão importante. Sabendo os conceitos iniciais certinhos, além de dar o ponta pé no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, torna o aprendizado de coisas mais complexas muito mais tranquilo no futuro.