A demanda do aluno é o mais importante. Podemos combinar encontros para tratar de temas específicos, como a matéria para uma prova ou exame de admissão ou acompanhamento mais constante ao longo do período letivo.
Gosto de saber com antecedência o material com o qual o aluno estuda e suas dúvidas, para preparar material próprio e a apresentação do conteúdo.
Possuo experiência como professora parti...
A demanda do aluno é o mais importante. Podemos combinar encontros para tratar de temas específicos, como a matéria para uma prova ou exame de admissão ou acompanhamento mais constante ao longo do período letivo.
Gosto de saber com antecedência o material com o qual o aluno estuda e suas dúvidas, para preparar material próprio e a apresentação do conteúdo.
Possuo experiência como professora particular e da rede pública estadual, com adolescentes e adultos, nas disciplinas de História e Sociologia. Sou bacharel em História, possuo formação pedagógica em História e Sociologia e especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Acredito que a melhor maneira de ensinar essas disciplinas é levar o aluno a refletir sobre os temas, pois, assim, além de fixar o conteúdo, ele se torna capaz de elaborar raciocínios mais abrangentes, compreendendo os agentes históricos, seu contexto e suas motivações, as teorias e sua base de fundamentação, os interesses de classes, políticos e econômicos de cada período histórico e de cada sociedade.
Paralelamente a isso, entendo ser fundamental, também, a articulação de todo esse conteúdo com a atualidade e com o cotidiano, inclusive com a realidade do próprio aluno. Para tanto, gosto de fazer comparações (sempre com o cuidado para que o aluno não cometa anacronismos) entre diferentes sociedades ou eventos históricos e fatos atuais.
O material que o aluno utiliza na escola deve ser a base para trabalharmos, mas, na medida do possível e da demanda do aluno, articulo o conteúdo com outras disciplinas, como Geopolítica, por exemplo, e com outras fontes.