Atuar na área da educação, significa oferecer aos discentes uma educação que proporcione seus passos para a ampliação de seu horizonte cultural, político e social, e para a ampliação da própria autonomia. É ajudar o estudante a desenvolver suas habilidades e competências como aluno, pessoa e gestor de seu protagonismo perante a sociedade. É garantir o acesso à educação, mas, sobretudo, manter os...
Atuar na área da educação, significa oferecer aos discentes uma educação que proporcione seus passos para a ampliação de seu horizonte cultural, político e social, e para a ampliação da própria autonomia. É ajudar o estudante a desenvolver suas habilidades e competências como aluno, pessoa e gestor de seu protagonismo perante a sociedade. É garantir o acesso à educação, mas, sobretudo, manter os discentes jovens e adultos no processo de escolarização como passo fundamental de sua formação integrada, orientada pelo reconhecimento dos direitos de cidadania e pelo desenvolvimento da consciência crítica sobre as razões do meio escolar, bem como pela melhor compreensão do mundo que o cerca, é abrir uma porta e descobrir muitos mundos, que nos conectam e nos enriquecem com sua diversidade cultural, a conhecimentos, a reflexões e ao crescimento interior, pois aprender estará sempre relacionada al prazer - prazer do descobrimento pelo aluno e prazer do professor em ajudá-lo a alcançar suas metas e desenvolver suas habilidades e a valorização ou superação de seus conhecimentos já construídos.
Por isso, acredito na educação, gosto, e tenho prazer, de lecionar, aprender com meus alunos, com colegas de trabalho, ler, estudar, criar e recriar, a cada momento, condições para que o conhecimento seja percebido como construção social e para que os estudantes participem conscientemente, e ativamente, desse processo.
Toda evolução se dá através da aprendizagem, do acerto e do próprio erro, segundo Eduardo Galeano - "somos lo que hacemos, pero somos, principalmente, lo que hacemos para cambiar lo que somos".