Bacharel em música pela FAAM, formado em música antiga pela EMESP, pesquisador da história do instrumento, atua desde 1999 como concertista de viola com três trabalhos lançados: Chão Marcado (2009), Grandes Clássicos da Música Sertaneja (2015) e Violando Conceitos (2018). Foi agraciado com dois Prêmios Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013 e é endorser das duas maiores marcas relac...
Bacharel em música pela FAAM, formado em música antiga pela EMESP, pesquisador da história do instrumento, atua desde 1999 como concertista de viola com três trabalhos lançados: Chão Marcado (2009), Grandes Clássicos da Música Sertaneja (2015) e Violando Conceitos (2018). Foi agraciado com dois Prêmios Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 e 2013 e é endorser das duas maiores marcas relacionadas a viola no país: a Rozini no segmento de violas e a Giannini no segmento de cordas. É professor de viola desde 2000 e foi pioneiro no ensino de viola online no Brasil em 2006. É um dos maiores representantes das raras violas de 12 cordas e tem se dedicado ao estudo e resgate do repertório da viola dos séculos XVII e XVIII. Se apresenta com o Projeto Viola Antiqua interpretando obras para viola dos séculos XVIII e XIX e também nas ruas de São Paulo e em eventos diversos com o Projeto Violando Conceitos aonde leva sua viola ao máximo do experimentalismo transformando o instrumento em uma banda completa com o auxílio de loopings, efeitos e técnicas diversas unindo no bojo de sua viola o moderno e o tradicional. Em 2021 o Projeto Violando Conceitos se transformou no festival FEVICON-LAB graças ao PROAC Lei Aldir Blanc. Integrou a Orquestra Paulistana de Viola Caipira (2000-01), foi regente da Orquestra dos Violeiros de São Paulo (2001-03) e participou de bandas como Forró com Viola, Nix Le Plix, Sus Four, Junior da Violla Experience e Caipira Elétrico.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE VIOLA CAIPIRA
PARTE RITMICA: Nesse estágio o aluno irá aprender de forma simples e direta os ritmos característicos da música caipira como o cururu, toada, guarânia, cateretê, moda campeira, lundú, querumana, rasqueado, rasta-pé, cipó preto, batidão. No repertório músicas de duplas consagradas como Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Zé Cerreiro e Carreirinho, Vieira e Vieirinha, Zé Mulato e Cassiano, Almir Sater Liu e Léo entre outros. Mais de 200 músicas no repertório divididos em 20 ritmos
PARTE MELÓDICA: Aqui o aluno irá aprender arranjos, solos de introdução das músicas estudadas na parte ritmica. Também neste estágio o aluno irá aprender o pagode de viola e música instrumental para viola ( tanto com acompanhamento como sem acompanhamento )
PARTE TEÓRICA: Neste estágio o aluno irá aprender o básico para entender o funcionamento de seu instrumento musical como formação de escalas ( maiores, menor natural, menor harmônica, menor melódica, menor bachiana em todos os tons ), intervalos musicais, escalas duetadas ( em terças e sextas em todos os tons ), formação de acordes ( tríades e tétrades ), campo harmônico ( maiores, menor natural, menor harmônica, menor melódica, menor bachiana em todos os tons ), modos gregos, improvisação e transposição. NO CURSO VIA E-MAIL NÃO HÁ PARTE TEÓRICA. Curso dado em afinação cebolão Eb.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE VIOLA ANTIGA
PARTE PRÁTICA: leitura das tablaturas italiana e francesa, tipos de encordoadura, repertório focado em códices portugueses ( Fundação Caloute-Gulbenkian, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e do Códice da Biblioteca Nacional de Lisboa), como em livros originais escritos por nomes como Gaspar Sanz, Nicola Matteis, Santiago de Murcia, Carlo Calvi, Robert de Visée entre outros para 5 ordens, Carcassi, Carulli, Ferendiére, Mathias José Maestro entre outros autores para 6 ordens. Curso voltado para violas de 5 ou 6 ordens de cordas de arame ou tripa. Curso dado em afinação natural.
PARTE TEÓRICA: Neste estágio o aluno irá aprender o básico para entender o funcionamento de seu instrumento musical como formação de escalas ( maiores, menor natural, menor harmônica, menor melódica, menor bachiana em todos os tons ), intervalos musicais, escalas duetadas ( em terças e sextas em todos os tons ),formação de acordes ( tríades e tétrades ), campo harmônico ( maiores, menor natural, menor harmônica, menor melódica, menor bachiana em todos os tons ), modos gregos, improvisação e transposição, leitura melódica e rítmica, leitura de partitura e tablaturas de época (italiana e francesa)