Mais que realizar um curso que torne alguém apto a transmitir conhecimentos, ser professor, atualmente, tende a assumir papel semelhante ao dos preceptores da Grécia Antiga, que indicavam o caminho para as descobertas de seus pupilos. Nesse sentido, é necessário que o professor, ao entrar na sala de aula, esteja preparado para fazer com que seu aluno aprenda a aprender.
?Essa é uma das ideias de...
Mais que realizar um curso que torne alguém apto a transmitir conhecimentos, ser professor, atualmente, tende a assumir papel semelhante ao dos preceptores da Grécia Antiga, que indicavam o caminho para as descobertas de seus pupilos. Nesse sentido, é necessário que o professor, ao entrar na sala de aula, esteja preparado para fazer com que seu aluno aprenda a aprender.
?Essa é uma das ideias defendidas por Carl Rogers, em livros como Liberdade para Aprender (1969), em que o docente estimula o compartilhamento de informações, atuando como um facilitador e servindo de força motriz para a construção do conhecimento. Nesse cenário em que professor e aluno são atores que trabalham em prol de um mesmo objetivo — o desenvolvimento da aprendizagem — ser criativo é uma das qualidades de um bom professor de educação infantil, de adolescentes ou adultos.
A realização de atividades que contribuam para que o discente leve para a sala de aula informações de seu cotidiano reflete o que há de melhor na educação moderna. O professor de sucesso, portanto, ao fazer uso da criatividade em suas aulas, saberá centrar o processo de ensino-aprendizagem no aluno.
?O intuito é respeitar, com isso, as particularidades de cada um, tornando o espaço escolar mais prazeroso e próximo da realidade do dia a dia dos alunos. Para tanto, pode-se lançar mão de momentos mais lúdicos e ativos, utilizando-se de diversas práticas pedagógicas de sala de aula.