Minha experiência mais relevante na área de educação, até o presente momento, é como voluntário na Biblioteca do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais - CEEDV, em que por minhas formações específicas geralmente sou indicado para alunos que precisem de ajuda não apenas com a leitura de documentos, mas com estudos avançados, como a preparação para concursos e elaboração de trabalho de co...
Minha experiência mais relevante na área de educação, até o presente momento, é como voluntário na Biblioteca do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais - CEEDV, em que por minhas formações específicas geralmente sou indicado para alunos que precisem de ajuda não apenas com a leitura de documentos, mas com estudos avançados, como a preparação para concursos e elaboração de trabalho de conclusão de curso. Apesar de ter familiaridade com tecnologias que proporcionam excelentes recursos visuais de ensino (apresentações, elaboração de mapas mentais, dentre outros), pela natureza da deficiência deles estes recursos não podem ser utilizados, então utilizo bastante metodologia baseada em resolução de questões, storytelling, estudos de casos concretos, utilização sempre de muitos exemplos, e até mesmo de pequenas paródias musicais para facilitar a memorização e compreensão do conteúdo. Aulas dinâmicas e curtas, objetivas em conceitos e definições, deixando que divagações reflexivas o aluno possa fazer por conta própria quando estiver fazendo suas revisões e estudo solo. Aulas em ritmo acelerado e cíclico sem que haja assim prejuízo da aprendizagem e da revisão de conteúdos. Foco inicial em um aprendizado mais panorâmico (saber razoavelmente tudo) de modo a vencer rapidamente conteúdos extensos (como previstos em editais de concurso ou vestibulares), retornando a eles para ir constantemente aprofundando cada vez mais (de modo a dominar completamente o máximo de assuntos/matérias possiveis). E ainda, orientação em relação à elaboração de trabalhos escolares, ou científicos, como fazer pesquisas e escrita de textos científicos de modo rápido sem prejuízo da qualidade e profundidade de conhecimentos que estes textos exigem.