Para ensinar é preciso entender quais as dificuldades dos alunos ou de uma aluno em particular. Na minha experiência, eu percebo que muitas vezes o aluno se habituou a "achar" que aquela disciplina é difícil e que ele não tem a capacidade de aprender e, como trabalho como uma facilitadora do aprendizado, mostrando como aquele conteúdo se encaixa em outras disciplinas ou até no seu dia a dia, o al...
Para ensinar é preciso entender quais as dificuldades dos alunos ou de uma aluno em particular. Na minha experiência, eu percebo que muitas vezes o aluno se habituou a "achar" que aquela disciplina é difícil e que ele não tem a capacidade de aprender e, como trabalho como uma facilitadora do aprendizado, mostrando como aquele conteúdo se encaixa em outras disciplinas ou até no seu dia a dia, o aluno, quando mais novo, "perde" o medo e com os alunos em níveis mais avançados, o aprendizado começa a fazer sentido. Nas aulas eu faço com que o aluno perceba que a fórmula matemática, por exemplo, é um facilitador e, não mais um excesso de informações.
Como matemática, cálculo, matemática financeira, cep e outras disciplinas relacionadas, o aluno precisa entender a contextualização, ver que o ensino não é pontual, que ele vai se acumulando, que algo que ficou mal entendido em algum momento, pode ser a razão do não entendimento do que se propõe naquele momento.
Além da parte conceitual, é preciso trabalhar algumas questões, pois por vezes o que falta é o entendimento do que se quer na questão, a leitura adequada, pontuar os itens que fazem sentido para a resolução daquela pergunta.
Muito importante!!! Aprender requer prática, e na área de exatas isso se dá pela resolução de questões, não é só entender é necessário praticar. Como um bom atleta ou um cantor famoso, precisamos exercitar o nosso cérebro para que ele nos dê os subsídios da nossa aprendizagem.
Espero encontrar muitos de vocês, em breve!
Veja mais
Ver menos