Minhas metodologias são ativas. Mas o que elas são? São estratégias de ensino e aprendizado que colocam o estudante no centro do processo de aquisição de conhecimento.
A metodologia ativa no ensino de História, ajuda na compreensão de conteúdos e solidificação do repertório e conteúdo adquirido.
Entre outras vantagens, posso citar o aumento do interesse por parte de vocês alunos, em relação às ma...
Minhas metodologias são ativas. Mas o que elas são? São estratégias de ensino e aprendizado que colocam o estudante no centro do processo de aquisição de conhecimento.
A metodologia ativa no ensino de História, ajuda na compreensão de conteúdos e solidificação do repertório e conteúdo adquirido.
Entre outras vantagens, posso citar o aumento do interesse por parte de vocês alunos, em relação às matérias de História ensinadas, aquisição de conhecimento feita de modo mais lúdico e rápido, melhora na capacidade de resolver problemas, e investigar o conteúdo de modo colaborativo.
Instigar o pensamento crítico e analítico do aluno, em relação a determinas sociedades ao longo da história, suas diversidades e o que absorvemos dela.
Pois para os objetivos dessas metodologias está a formação de pessoas mais críticas e proativas.
Implementando também uma aprendizagem baseada em estudo histórico da sociedade e até projetos, deste modo espera-se que o discente (estudante) consiga desenvolver habilidades e competências socioemocionais, como a proatividade e a colaboração, ao mesmo tempo em que adquire repertório e aprende conteúdos.
Nessa metodologia, o estudante aprende a analisar e a resolver problemas por meio de etapas e ações coordenadas.
Ele entende a importância de definir e seguir um plano de ação, com prazos e metas, por exemplo.
Deste modo quando o aluno estiver fazendo um trabalho em grupo na sala de aula, já terá desenvolvido uma melhor capacidade de coordenar e de colaborar, para o projeto.
Outra característica dessa metodologia é que ela pode ser realizada em grupo ou individualmente.
Aplicando também o estudo de caso, para a metodologia ativa porque ele coloca os estudantes como sujeitos centrais para a compreensão e resolução do caso apresentado e discutido.
Em geral, é utilizado quando há a necessidade de o estudante obter uma técnica prática, e não apenas o conhecimento teórico, sobre determinado conteúdo.