Tenho mais de 3 anos de experiência com aulas de reforço para alunos que apresentam em algum momento do ensino fundamental alguma defasagem no aprendizado. Normalmente as dificuldades chegam a partir das aulas de matemática e isso os leva a crer que não são bons em matemática, em ciências ou até mesmo na escola. Essa percepção do aluno é um fenômeno comportamental que gera esse bloqueio como uma...
Tenho mais de 3 anos de experiência com aulas de reforço para alunos que apresentam em algum momento do ensino fundamental alguma defasagem no aprendizado. Normalmente as dificuldades chegam a partir das aulas de matemática e isso os leva a crer que não são bons em matemática, em ciências ou até mesmo na escola. Essa percepção do aluno é um fenômeno comportamental que gera esse bloqueio como uma falsa segurança emocional, que consequentemente é prejudicial socialmente e profissionalmente. E no fim das contas, essa crença não é verdadeira pois a maior parte das capacidades e habilidades desses alunos ainda estão em fase de desenvolvimento. Não se consegue categorizar completamente quais disciplinas eles gostam mais ou menos, e em quais delas são mais habilidosos.
E é nesse ponto que se baseiam os métodos que uso para o desenvolvimento dos meus alunos. Devido a uma série de motivos que vão se acumulando no decorrer do desenvolvimento das capacidades e habilidades do aluno na escola, ele trava no "aprender a aprender". E meu trabalho é reverter isso.
Com acompanhamento semanal eu diagnostico, esclareço as defasagens e preparo os materiais para que consigamos juntos tornar-lo cada vez mais próximo do auto aprendizado. Normalmente isso leva entre 3-6 meses. No meio do caminho as vezes é possível um reforço para uma prova ou um teste em específico até mesmo para ter parâmetros de avaliação dos alunos, porém reforço que o aprendizado é algo constante.
Sou Cientista Marinho formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Mestre em Biodiversidade e Ecologia Marinha costeira pela mesma Universidade e é sempre um prazer transmitir um pouco do meu conhecimento adiante.