Acredito no processo de ensino como uma via de mão dupla. Os estudantes sempre têm o que trazer de suas próprias experiências para a construção do conhecimento em sala de aula. Considero de suma importância o diálogo em sala de aula de modo a criar um dinamismo com os estudantes a cerca do tema abordado, partir do que eles sabem para poder com eles elaborar ainda mais o saber. Para além de uma fo...
Acredito no processo de ensino como uma via de mão dupla. Os estudantes sempre têm o que trazer de suas próprias experiências para a construção do conhecimento em sala de aula. Considero de suma importância o diálogo em sala de aula de modo a criar um dinamismo com os estudantes a cerca do tema abordado, partir do que eles sabem para poder com eles elaborar ainda mais o saber. Para além de uma formação científica e/ou tecnicista vejo a educação como uma ferramenta construção do senso crítico e de formação da cidadania, nas palavras de Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
Acredito que cada pessoa traz consigo uma carga de conhecimentos e experiências muito válidas para a construção do conhecimento. Por isso, ao longa de toda minha carreira acadêmica sempre busquei trabalhar com pessoas, tendo atuado em trabalhos de pesquisa sobre usos tradicionais dos recursos naturais por populações tradicionais, principalmente comunidades de agricultores, buscando sempre compreender as visões de mundo das pessoas e a forma como o conhecimento se constrói também em comunidade.
Veja mais
Ver menos