Tenho experiência de 22 anos como professor Universitário no curso de Engenharia Mecânica, sou Engenheiro Mecânico e tenho formação em curso de licenciatura. Trabalhei no SENAIRS (Caxias do Sul/RS e Porto Alegre/RS), Universidade FEEVALE (Novo Hamburgo/RS) e PUCRS na Escola Politécnica (Porto Alegre/RS) e realizei diversos cursos nessas Instituições de Ensino explorando toda a infraestrutura disp...
Tenho experiência de 22 anos como professor Universitário no curso de Engenharia Mecânica, sou Engenheiro Mecânico e tenho formação em curso de licenciatura. Trabalhei no SENAIRS (Caxias do Sul/RS e Porto Alegre/RS), Universidade FEEVALE (Novo Hamburgo/RS) e PUCRS na Escola Politécnica (Porto Alegre/RS) e realizei diversos cursos nessas Instituições de Ensino explorando toda a infraestrutura disponível para ensinar: lousa digital, ambientes virtuais de aprendizagem, laboratórios para aulas práticas, entre outros. Um destaque para Metodologias Ativas de Aprendizagem e Aprendizagem Baseadas em Problemas (sigla em inglês PBL) são os cursos que destaco em meu preparo voltado para elaborar minhas aulas que permitam ao aluno a compreensão. O emprego de recursos via internet e desenvolver no aluno a competência de auto aprender, assim como agir de forma cooperativa e colaborativa sempre foram minhas preocupações. Aproximar a realidade do "mundo do trabalho", com a aceleração que as tecnologias evoluem, assim como volume e variedade de informações disponíveis de fácil acesso, a forma de aprender requer uma mudança. Minhas aulas consideram esse contexto e junto com o aluno planejamos como superar as dificuldades em determinado conteúdo. Eu quero saber quais são as motivações profundas de cada estudante, o que os mobiliza a aprender, para converter a aprendizagem passiva em ativa alinha com o propósito de vida de cada aluno para que descubra o seu potencial. O chamado "trabalho do futuro" exigem algumas habilidades já comentadas: aprendizagem ativa, resolução de problemas e pensamento crítico. Ao professor cabe "desenhar uma jornada de aprendizagem" com técnicas e tecnologias mais adequados para cada situação e combinar equilibradamente atividades com formas mais abertas de ensinar.