Meu nome é Cinthia de Oliveira Gonçalves, ingressei na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo/RS, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no ano de 2017. Portanto, atualmente estou finalizando a graduação.
No decorrer dos primeiros momentos da minha formação houve um encantamento pela
profissão, instante em que convergentemente fui me descobrindo enquanto profe...
Meu nome é Cinthia de Oliveira Gonçalves, ingressei na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo/RS, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no ano de 2017. Portanto, atualmente estou finalizando a graduação.
No decorrer dos primeiros momentos da minha formação houve um encantamento pela
profissão, instante em que convergentemente fui me descobrindo enquanto professora, em um
processo construtivo e colaborativo no qual meus professores e colegas exerceram um papel
muito importante. Logo no segundo semestre de graduação fiz a seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ocupando a segunda colocação entre
os cinco classificados, mas infelizmente o programa não iniciou por conta da atual conjuntura política do Brasil daquele ano, ocasionando cortes de gastos na área educação.
Em agosto de 2018 atuei como bolsista PIBID, o que me possibilitou ter o contato com alunos, professores e gestores. Consegui acompanhar todo o contexto educacional com mais maturidade, percebi dentro das salas de aulas das escolas que atuei como bolsista uma pluralidade de realidades diferentes e compreendi a importância de lutar e fazer uma educação
de qualidade em todos os contextos sociais.
No segundo semestre de 2019 fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) onde pesquisei a respeito da Base Nacional Comum Curricular e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), na qual pude desenvolver a minha escrita e participar de eventos apresentando os resultados da mesma. Ainda em 2019 no CCR de Estágio Supervisionado II: Educação não formal tive a oportunidade de desenvolvê-lo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), onde tive uma das experiências mais desafiadoras e gratificantes de minha vida acadêmica.
No ano de 2020, fui selecionada para o Programa de Residência Pedagógica, onde atuei como Residente durante o período de 18 meses. Atualmente faço parte de grupos de Pesquisa no Ensino de Genética na Universidade Federal da Fronteira Sul. Assim como essas experiências que foram construtivas para minha formação inicial, acredito que uma experiência no mercado de trabalho irá contribuir de maneira extremamente significativa, porque a partir da prática e da reflexão das minhas ações no contexto pedagógico o resultado vai surtir na minha atuação profissionalmente.