Leciono conteúdos introdutórios nas séries finais da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e para adultos sob a concepção das Neurociências Educacionais, Psicopedagogia e (Psico)linguística, com vistas à introdução da cultura da língua em face do reforço da alfabetização e letramento. As aulas são ministradas com a inserção de atividades psicomotoras, dada a importância de sua base...
Leciono conteúdos introdutórios nas séries finais da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e para adultos sob a concepção das Neurociências Educacionais, Psicopedagogia e (Psico)linguística, com vistas à introdução da cultura da língua em face do reforço da alfabetização e letramento. As aulas são ministradas com a inserção de atividades psicomotoras, dada a importância de sua base para a aquisição e/ou desenvolvimento focal, senão primordial de habilidades lectográficas, não desconsiderando a modalidade oral, nos processos comunicacionais, na internalização de estruturas sintáticas básicas com vocabulários temáticos específicos para cada contexto situacional. Todo o processo elaborativo das aulas é embasado na teoria interdisciplinar de FAZENDA, Ivani Arantes, que fundamenta o estabelecimento de um processo dialógico constante entre os demais componentes curriculares, somado à abordagem da Transversalidade (Temas Transversais) de modo a tornar o processo aprendiz mais significativo, dada a natureza cognoscente e epistêmica do infante em caráter exploratório, com amparo de diversas teorias pedagógicas, com as quais realizo um processo de (re)leitura frequente para o devido processo interventivo para estímulo contínuo de diversas habilidades e competências cognitivas, como também ao bom desenvolvimento das funções executivas que, consequentemente, interferem no condicionamento saudável de habilidades socioemocionais, sob a ótica do Currículo Oculto, com respaldo das teorias neuropsicológicas, em uma perspectiva inclusiva.
Veja mais
Ver menos