Sou pedagoga há cinco anos e já tive a oportunidade de atuar com a educação infantil dando aula particular e trabalhando em um programa para crianças de 0 a 3 anos.
Uso a metodologia lúdica pois adoro trabalhar através dos jogos e brincadeiras criando oportunidade da criança ser protagonista e apreender de forma espontânea e lúdica.
O lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxi...
Sou pedagoga há cinco anos e já tive a oportunidade de atuar com a educação infantil dando aula particular e trabalhando em um programa para crianças de 0 a 3 anos.
Uso a metodologia lúdica pois adoro trabalhar através dos jogos e brincadeiras criando oportunidade da criança ser protagonista e apreender de forma espontânea e lúdica.
O lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças da educação infantil. Os jogos ensinam os conteúdos através de regras, pois possibilita a exploração do ambiente a sua volta,proporcionam aprendizagem maneira prazerosa e significativa assim agrega conhecimentos.
Segundo Fantacholi ([s/d], p.3), na educação de modo geral, e principalmente na Educação Infantil os jogos e brincadeiras são um potente veículo de aprendizagem experiencial, visto que permite, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social.
As atividades lúdicas são muito mais que momentos divertidos ou simples passatempos e, sim, momentos de descoberta, construção e compreensão de si; estímulos à autonomia, à criatividade, à expressão pessoal. Dessa forma, possibilitam a aquisição e o desenvolvimento de aspectos importantes para a construção da aprendizagem. Possibilitam, ainda, que educadores e educando se descubram, se integrem e encontrem novas formas de viver a educação (PEREIRA, ).
O lúdico como método pedagógico prioriza a liberdade de expressão e criação. Por meio dessa ferramenta, a criança aprende de uma forma menos rígida, mais tranquila e prazerosa, possibilitando o alcance dos mais diversos níveis do desenvolvimento. Cabe assim, uma estimulação por parte do adulto/professor para a criação de ambiente que favoreça a propagação do desenvolvimento infantil, por intermédio da ludicidade (RIBEIRO 2013, p.1).