Sou professor graduando e estudo especialização em ensino de Língua Portuguesa na Faveni. Desde a graduação comecei atuar como docente no ensino fundamental e médio e sempre busquei atualização e compreensão do contexto educacional de cada aluno, para traçar o plano de ensino mais adequado. Busquei ao longo de alguns anos de experiência tornar o ensino prazeroso e eficaz, capaz de ser algo que os...
Sou professor graduando e estudo especialização em ensino de Língua Portuguesa na Faveni. Desde a graduação comecei atuar como docente no ensino fundamental e médio e sempre busquei atualização e compreensão do contexto educacional de cada aluno, para traçar o plano de ensino mais adequado. Busquei ao longo de alguns anos de experiência tornar o ensino prazeroso e eficaz, capaz de ser algo que os alunos percebessem a relação com o seu dia a dia, contextualizado às suas práticas, tornando-se mais envolvente. No geral eu sempre busco conhecer um pouco sobre cada aluno, seus aprendizados, conhecimento de mundo e experiências, para alinhar aos conteúdos e metodologias que serão aplicadas, para tornar o ensino da língua portuguesa algo próximo às suas realidades, vivências e, sobretudo que os faço refletir e torna-los capazes de ser os protagonistas da aprendizagem. Como professor busco ser um instrumento, um guia, que faça cada discente caminhar na estrada do conhecimento, tendo o professor como referência, mas sabendo dar os seus próprios passos. Sempre parto do pressuposto de que uma leitura, por exemplo deve chamar atenção e portanto deve ser atual, e somente através dessa leitura pode-se partir para a análise dos conteúdos, atreladas a leitura para compreensão, que pode fatiar sendo um vídeo, ilustração, dentre outros gêneros textuais, dependendo de qual conteúdo será abordado. O treino também é importante, quanto mais se análise, reflete e escreve, consequente mais preparado para debater e discutir sobre variados temos os educandos estarão, tornando-se aptos ao pensamento crítico e artífice do seu próprio aprendizado.