As metodologias que aplico ,são modos de ensinar mais contemporâneos, que estão conectados com a realidade e o perfil dos estudantes atuais.
A informação, nesse contexto, é unidirecional: do professor para os discentes.
O papel de quem ensina e de quem aprende são bem delimitados, assim como a dinâmica de aprender.
As metodologias ativas, por sua vez, rompem essa lógica e dinâmica.
Elas colocam o...
As metodologias que aplico ,são modos de ensinar mais contemporâneos, que estão conectados com a realidade e o perfil dos estudantes atuais.
A informação, nesse contexto, é unidirecional: do professor para os discentes.
O papel de quem ensina e de quem aprende são bem delimitados, assim como a dinâmica de aprender.
As metodologias ativas, por sua vez, rompem essa lógica e dinâmica.
Elas colocam o estudante no centro no processo de aprendizado, dando a ele uma função ativa de aprender, como sugere o nome.
Só que, evidentemente, essa chamada para a ação deve ser organizada e sistematizada de acordo com o nível e os objetos pedagógicos da aula, precisando ser conduzidas por educadores e profissionais da área da Educação.
As aulas de metodologia ativa são menos expositivas, já que o foco da turma não deve ser o professor.
Entre outras vantagens, pode-se citar o aumento do interesse por parte dos estudantes em relação às matérias ensinadas, aquisição de conhecimento feita de modo mais lúdico e rápido, melhora na capacidade de resolver problemas de modo colaborativo.
É importante destacar que as metodologias ativas são complementares, ou seja, pode-se utilizar mais de uma ao longo da formação do discente.
Até porque entre os objetivos dessas metodologias está a formação de pessoas mais críticas e proativas, que consigam resolver problemas de modo colaborativo.
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