As metodologias ativas são modos de ensinar mais contemporâneos, que estão conectados com a realidade e o perfil dos estudantes atuais.
Na sala de aula tradicional, crianças e adolescentes costumam ficar sentados e quietos, enquanto ouvem o professor explicar o conteúdo.
A informação, nesse contexto, é unidirecional: do professor para os discentes.
O papel de quem ensina e de quem aprende são...
As metodologias ativas são modos de ensinar mais contemporâneos, que estão conectados com a realidade e o perfil dos estudantes atuais.
Na sala de aula tradicional, crianças e adolescentes costumam ficar sentados e quietos, enquanto ouvem o professor explicar o conteúdo.
A informação, nesse contexto, é unidirecional: do professor para os discentes.
O papel de quem ensina e de quem aprende são bem delimitados, assim como a dinâmica de aprender: é necessário estar quieto para, passivamente, “absorver” o conhecimento.
As metodologias ativas, por sua vez, rompem essa lógica e dinâmica.
Elas colocam o estudante no centro no processo de aprendizado, dando a ele uma função ativa de aprender, como sugere o nome.
Só que, evidentemente, essa chamada para a ação deve ser organizada e sistematizada de acordo com o nível e os objetos pedagógicos da aula, precisando ser conduzidas por educadores e profissionais da área da Educação.