Descrição do anúncio
O ensino-aprendizagem da biologia requer paixão, de ambas as partes, mas é aí o rol fundamental do docente. A experiência em monitorias ao longo da minha formação na graduação e pós-graduação tem me ajudado a perceber a valiosa importância da versatilidade do discurso e recursos didáticos que otimizam a aprendizagem, avaliando esse resultado de aprendizagem desde o próprio feedback explícito e/ou implícito dos alunos.
Habilidades obtidas através da experiência em campo e laboratório enriquecem imensamente o processo de ensino-aprendizagem, ainda mais nas ciências biológicas. Nesse sentido, nos diversos projetos nos quais tenho participado tem me permitido aprender diversos métodos de estudo, mas também tem me permitido desenvolver habilidades para resolver diversos problemas que aparecem no estudo das ciências biológicas. Dentre das diversas atividades aplicadas à biologia nas quais tenho adquirido experiência podem ser citadas algumas no âmbito molecular (extração de DNA, PCR, qPCR, bibliotecas genômicas, análises bioinformática, etc.), analítico e de processamento de dados (softwares estatísticos como R, SPSS), ecológico (aplicação de modelos e uso de softwares geoestatísticos como ArcGis, QGis) e de ciências biológicas básicas (fisiologia de micro e macroorganismos, taxonomia, ciclos biológicos de insetos, etc).
Ao longo desses mais de dez anos de estudo da biologia tenho percebido a importância da contextualização biológica e evolutiva para a construção de sociedades resilientes, críticas, observadoras e sobretudo, holísticas, uma vez que somos uma espécie dependente da homeostase do nosso entorno e modificadora do mesmo, em escalas planetárias. Por tanto, a educação da biologia é essencial no desenvolvimento humano, e é por isso que eu quero ser parte da construção/transmissão desse conhecimento indispensável.