Descrição do anúncio
Olá, sou um professor pesquisador com doutorado em Física Matemática. Sempre fui apaixonado pela educação, desde estudante porque é a melhor, senão a única forma de transformar uma sociedade, um país, para melhor.
Escrevi um livro para ensinar como resolver problemas de Física e Matemática para alunos do ensino fundamental, médio e superior com base na Pedagogia Cibernética. Eu também tenho um artigo sobre Pensamento Complexo. Sou pioneira nessa área da pedagogia e gostaria de poder levar para o seu projeto educacional e ensinar para seus alunos, pois você é poderoso, principalmente nesta era da internet. Aqui explico em que consiste um artigo que escrevi para a wikipedia:
A Pedagogia Cibernética consiste em ensinar como aplicar o Pensamento Complexo como uma Cibernética de segunda ordem para o controle e regulação dos processos cognitivos dos alunos durante seu processo de aprendizagem. Este é baseado na teoria da Cibernética, e em algumas ideias e conceitos derivados da matemática, conhecidos como Algoritmos e Heurísticas, que contribuem para o aprendizado acelerado, maior precisão e eficiência do pensamento, resolução de problemas e criatividade. Na Pedagogia Cibernética, o controle não é rígido e unidirecional do professor para o aluno, pois este tem um papel ativo a partir de suas próprias experiências e escolhas. Há uma espécie de autodidatismo em que deve haver um espaço para a criação mental. isso porque essa pedagogia é baseada na teoria da cibernética: o estudo do fluxo de informação e que regula um sistema em uma determinada direção, que no nosso caso é entre o aluno e o professor (mas também na direção oposta, estudar as respostas do aluno e aprender com isso), para o controle da aprendizagem. O professor apenas tenta organizar as condições externas para que o aluno aprenda participando ativamente.
A Pedagogia Cibernética pretende ser um método eficiente na transmissão do conhecimento, regulando o aprendizado por meio de Algoritmos e Heurísticas, e buscando que seja o próprio aluno quem acabe controlando esse processo. Mas o objetivo não é apenas transmitir conhecimentos, mas também atitudes, responsabilidade, hábitos rigorosos para o desenvolvimento de vários tipos de atividades específicas (leitura, escrita, cálculos aritméticos, resolução de vários tipos de problemas práticos e intelectuais, etc.).