Descrição do anúncio
1. Estimule os alunos a desenhar para lembrar
Elaborar uma imagem que ilustre uma informação relevante faz com que o aluno recorde a imagem e, naturalmente, a informação relacionada. O professor deve apenas orientar quanto ao desenho e não estabelecer o que deve ser desenhado. Os elementos da própria criatividade do aluno contribuirão para sua recordação posterior.
No próprio caderno ou em dispositivos digitais, ilustrações desse tipo reforçam em grande medida a compreensão de todos da sala, despertam o interesse e consequentemente é uma importante dica de como dar uma boa aula.
2. Ensine-os a transformar frases ou conceitos em esquemas mentais
O raciocínio por meio de esquemas favorece a assimilação de conteúdo. Isso porque a relação de causa e efeito — que emerge durante a elaboração do esquema — permite que, mentalmente, ligações sejam estabelecidas.
Dessa forma, muitos porquês são esclarecidos, satisfazendo curiosidades dos alunos e tornando a aula mais agradável, sendo um passo importante na construção de um novo modelo de como ministrar uma boa aula.
Ao final da leitura de um texto, por exemplo, sob a orientação do professor, frases ou parágrafos podem ser reeditados pelos alunos em forma de esquema metal. Essa atividade visa, sobretudo, diminuir o grau de complexidade dos temas abordados. Fluxogramas, setas, aplicativos, adesivos para anotação e outros recursos podem funcionar nesse momento. Tais esquemas facilitarão inclusive a revisão posterior da matéria para as provas e avaliações.
3. Treine-os a fazer anotações em forma de listas
Inicialmente, o professor deve mostrar aos alunos como fazer anotações em forma de listas e qual a importância desse processo para o aprendizado. Em seguida, deve estimulá-los e verificar se de fato estão descrevendo o conteúdo de forma coerente.
Uma das dicas para dar uma boa aula tem ainda mais força nas explicações orais, nas quais o professor deve conduzir os alunos na construção de listas, até que essa prática se torne um hábito de todos.
Empreender atividades desse tipo durante as aulas estimula a capacidade crítica dos alunos, bem como a habilidade de, a seu próprio modo, resumir o conteúdo trabalhado em aula. Aplicativos como Evernote, Fast Note Pad e muitos outros podem agregar valor a essa atividade, auxiliando você professor na tarefa de como ministrar uma boa aula.
4. Recapitule em voz alta e junto com a turma os tópicos da aula
A recapitulação no final de cada aula é uma atitude muito positiva. O pr