Há muitos anos, profissionais da linguagem vêm aprimorando técnicas de aprendizagem de idiomas. Independente de optar por aulas de idioma online ou em casa, há quatro pilares essenciais para que uma pessoa possa aprender uma língua:
- Domínio da língua escrita, só assim você poderá se comunicar por escrito corretamente sem cometer erros gramaticais e ortográficos. Essa parte costuma ser focada em pessoas que precisam de aulas de idiomas para passar em exame oficial de línguas ou que precisam escrever profissionalmente.
- Domínio da língua falada para poder colocar em palavras o que pensa e sente. Normalmente quem quer aprender um idioma viajando já têm uma noção da língua falada, mas precisa melhorar a pronúncia e aumentar o vocabulário.
- Compreensão da leitura serve principalmente para a parte inicial, onde a leitura ajuda a fixar o vocabulário e com o tempo você vai conseguir ler um novo idioma sem buscar a tradução das palavras. Conte com seu professor de idiomas para passar textos de acordo com seu nível de conhecimento na língua.
- Compreensão auditiva e assim você poderá assimilar diferentes sotaques e jeitos de falar. É muito importante notar a diferença entre o inglês americano e o britânico, por exemplo, e poder entender um idioma seja qual for a origem de quem você estiver conversando.
Uma vez que você tenha aprendido estes quatro pontos em suas aulas de idiomas online, pode-se dizer que domina uma língua perfeitamente: você sabe ler e escrever, falar e ouvir num nível fluente. Parabéns!
Praticando um novo idioma online
Para incorporar uma nova língua em sua rotina diária, você pode dedicar mais ou menos tempo com leituras e testes em aplicativos. Mas todos sabemos que o essencial para aprender é realmente praticar idiomas. No começo pode parecer difícil sem a ajuda de um professor particular de idiomas, mas você pode buscar ajuda e buscar conversar com nativos para praticar inglês, espanhol ou a língua que desejar aprender. Há muitas maneiras para aprender idiomas online:
- Aprender idiomas autodidata. Hoje em dia, há muito material disponível na internet para que você possa aprender idiomas grátis. Esse método é ideal para quem tem um nível básico de língua e deseja melhorar a gramática, mas não é especialmente eficaz para a pronúncia.
- Aplicativos para aprender idiomas online. Aplicativos como Duolingo são famosos no mundo inteiro pela possibilidade de aprender uma nova língua com métodos fáceis. Com a ajuda de sons, dicas visuais, os testes estimulam um maior vocabulário. A vantagem é que você pode aprender em qualquer hora, diversos idiomas e estando de qualquer lugar, mas ainda sem a ajuda de um professor de idiomas para tirar dúvidas.
- Cursos de idiomas. Os cursos de idiomas trazem abordagens testadas e reconhecidas na hora de aprender uma nova língua. No entanto, exigem grande comprometimento e disponibilidade horária, além de muitas vezes serem mais caros que as aulas particulares de idiomas.
- Técnicas de imersão e materiais extras. Os materiais de ensino de idiomas são essenciais para fixar o conteúdo das suas aulas de idiomas online. Você poderá escutar um podcast em inglês, por exemplo, notícias ou um youtuber que você goste e que fale um novo idioma. Aproveite o trajeto ao trabalho ou estudos para ouvir diferentes pronúncias e ativar a escuta.
- Encontre grupos de conversação. O jeito mais fácil de dominar um idioma é praticando, e mutuamente ainda melhor. Você pode treinar a conversação com nativos em encontros informais ou contar com um grupo nas aulas de idiomas online. Lembre-se que seu professor também vai estimular a conversação.
Posso ser fluente aprendendo um idioma no Duolingo?
Aplicativos para aprender idiomas online como o Duolingo ajudam como material extra, mas por si só não são capazes de torná-lo fluente em uma língua estrangeira. Isso acontece porque para ter um nível alto de proficiência e aprovação em exames oficiais de línguas, é necessário realmente falar o idioma com um nativo ou professor de idiomas titulado.
As horas de prática contam muito para aumentar a sua compreensão e somente numa conversa ativa você poderá testar suas habilidades. Por isso, como a maioria dos estudantes, você pode utilizar o Duolingo como complemento às suas aulas de idiomas, online ou não.
Assim você estará diariamente em contato com o idioma e fixando os conteúdos que você aprendeu com seu professor online de idiomas. De acordo com exames oficiais, você precisa saber 4 mil palavras para poder conversar numa nova língua e 8 mil para poder estar em nível de fluência nativo. Busque o indicador de palavras no seu histórico do aplicativo e confira quantas aprendeu até aqui.