Irã tem um governo teocrático, baseado em uma versão distorcida e radical do ¨Islam¨. junto a elementos democráticos. Com o poder controlado por um líder supremo, o Aiatolá Ali Khamenei que dita as regras no país.
Após a queda da monarquia, vinda depois da revolução de 1979 que, foi liderada pelo responsável de implementar um novo sistema de governo, o aiatolá Ruhollah Khomeini. Foram adotados várias formas de controle da população usando a religião para reformular uma nova sociedade. Um deles de respeitar as mulheres que foram vetadas de sua liberdade.
Com a chegada dos aiatolás no poder foram vetadas a elas o direito de andar sozinhas, usar roupas que marcassem o corpo. Proibidas de dirigir, só podendo sair acompanhadas de um homem da família. Obrigadas a usar véus que cobriam os cabelos e vestidos compridos que cobrissem todo o corpo. E assim desde a revolução.
Masha Amini
Mas hoje, o Irã se encontra em ebulição popular desde que uma jovem que visitava Teerã foi apreendida pela polícia do governo; a polícia da moralidade tem como responsabilidade verificar se o cidadão segue as regras impostas pelo regime. No dia, Masha Amini, 22 anos, teria sido detida por essa polícia por estar com roupas inadequadas. Levada para delegacia, passou mal e desmaiou após sentir dores na cabeça, levada ao hospital e falecendo.
A revolta se instalou na população ao saberem que os possíveis responsáveis seriam a polícia. Desde então já passa mais de uma semana que o país explodiu em protestos contra a polícia, mulheres estão tirando seus véus, queimando-os e isso com apoio de muitos homens e castas da sociedade iraniana. E como o regime reagiu a essa ebulição que vem tomando o país com mais repressão e violência.
As mulheres só querem um país livre, ter o direito de usar o que quiserem! E junto a isso pedem o fim do regime, pedem um novo Irã. Se vão conseguir, ainda não sabemos. O que sabemos até aqui é que, o povo não aguenta mais a opressão imposta pelos aiatolás que governam o país com mão pesada. O que vai acontecer com o regime daqui para frente, com o Irã daqui para frente? O mundo segue acompanhando os protestos. No momento, grupos pró e contra o governo fazem protestos nas principais cidades do Irã.
Fontes
- Estadão: Mahsa Amini: Como morte de jovem presa pela polícia moral do Irã provocou protestos contra o hijab
- BBC: Como funciona a complexa estrutura de poder do Irã