A maioria dos estudantes, desde os primeiros anos de escola, imergem-se numa quantidade de assuntos que parecem isolados. E na maioria das disciplinas estudadas, são.
E é aí que começam suas dificuldades na matemática, pois esta, ao contrário das demais disciplinas, está organizada de maneira que todo conhecimento aprendido hoje alicerça o conhecimento que será ensinado amanhã.
Se voce aliar a esta característica bem peculiar da matemática, o fato de que vivemos a época na qual tudo pode ser descartável, principlamente, na cabeça dos jovens, temos o ambiente favorável pra matemática se tornar o grande mal da escola, onde infelizmente, a grande maioria dos estudantes não aprendem.
Ou seja, quando aprendo, apreendo até a próxima prova, depois descarto! E aí perguntamos, porque o professor não orientou esta particularidade da matemática?
Inicia-se, assim, uma verdadeira corrida de estudantes, pais, escola, etc atrás de soluções, quase sempre, tratadas pontualmente, o que não resolve de maneira definitiva o caso do estudante.
Por exemplo, um estudante que carrega desde os anos iniciais a dificuldade com frações numéricas, ao adentrar a álgebra, afunda de vez, pois, além das regras para se trabalhar a parte numérica aparecem as regras para se trabalhar a parte literal.
Percebendo isso e trabalhando do 4º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, foi possível ter uma visão global sobre os tópicos matemáticos, como eles se entrelaçam, possibilitando-me atuar nas raízes das dificuldades e restabelecendo uma vida normal ao estudante no que toca à matemática.
Creio que todos possam aprender matemática, uns com maior facilidade, outros com uma dose maior de transpiração, desde que ele consiga enxergar este entrelaçamento de conteúdos.