Na geração de nossos pais era muito comum o uso da metodologia de ensino tradicional nas escolas e em casa, o modo de ensinar e educar era na base da repreensão e punição, fazer a crianças obedecerem por medo, impondo respeito por meios arcaicos. Isso gera nas crianças certos traumas durante seu desenvolvimento, criando barreiras até mesmo quando adulto.
A educação positiva tem como principal objetivo te fazer respeitar a criança como um sujeito único, sim, por mais bobo que pareça ser algumas pessoas esquecem que crianças são crianças, e exigem certos comportamentos maduros daquele ser em formação. Nem nós, que somos os adultos da situação não agimos com total maturidade em nosso cotidiano, imagina um pequeno ser humano que ainda está aprendendo como o mundo funciona, com o seu cérebro ainda em desenvolvimento e amadurecimento? É até meio cruel exigir isso, não é mesmo?
A educação positiva tem foco na autonomia, afeto, compreensão e no respeito para com a criança. Cada criança é única, tendo suas diferenças, manias e personalidades. Não faz sentido negar toda essa individualidade e tratá-las como se fossem objetos, sem voz e sem direitos.
Quais sãos os pilares da Educação Positiva?
- Diálogo.
- Estabelecimento de Regras Objetivas e Claras.
- Explicar o Motivo de tais Regras.
- Solução Pacífica de Conflitos.
- Foco nos Acertos e não nos Erros.
Como aplicar isso na prática?
- Em caso de não conseguir ter atenção de sua criança, tire o foco da criança do que pode estar causando confusão, leve-a para um lugar mais calmo e livre de gatilhos.
- Acalme-a. Lembre-se que o adulto ali é você, não adianta querer conversar sério com uma criança durante uma crise de choro, raiva ou birra. Nem ela sabe o que está sentindo, por isso está reagindo assim, tenha paciência.
- Ensine seu filho a respirar fundo, lentamente. "Cheire a florzinha, e assopre a velinha".
- Valide seus sentimentos. Diga a criança que você entende como ela está se sentindo, e que está ali com ela.
- Explique que ela tem o direito de se sentir mal, de sentir raiva, frustrada, mas que ela não deve descontar em outras pessoas.
Os benefícios da educação positiva é fazer com que as crianças cresçam com melhor autoestima e com noções mais claras de liberdade, responsabilidade e respeito. Focar em valorizar mais os acertos do dar ênfase nos erros, ajuda as crianças a desenvolverem uma visão de mundo mais otimista e uma postura afirmativa perante a vida.