• Quais são as quantidades derivadas? Mel...

Quais são as quantidades derivadas? Melhore suas notas em física

Quantidades derivadas são quantidades que são compostas de uma relação ou proporção (ou ambas) entre duas ou mais quantidades simples. Você vai aprender comigo nas aulas de física que algumas delas têm seu próprio nome (por exemplo, Newton, volt...), mas muitas outras são simplesmente indicadas pela interação de suas quantidades proporcionais. Existem muitas quantidades simples, das quais explicarei as mais comumente usadas no nível acadêmico.

  • Velocidade (m/s): indica a relação entre a distância percorrida em um determinado tempo. Alguns professores permitem o uso de km/h para certos tipos de exercícios.
  • Aceleração (m/s²): indica o aumento/diminuição da velocidade de um corpo em um determinado tempo.
  • Força: indica a troca de momento linear entre dois sistemas. Sua unidade é chamada Newton (N), depois do físico Isaac Newton.
  • Energia: indica a capacidade de um sistema de gerar trabalho (movimento de partículas). Sua unidade é chamada de Joule (J).
  • Potência: mede a relação entre a capacidade de um sistema de fazer trabalho em um determinado tempo. Sua unidade é chamada de watt (W), depois do cientista escocês James Watt.
  • Pressão: mede a força gerada por um corpo em relação à sua área de superfície. Sua unidade é a Pascal. Também é comum que outras unidades não pertencentes ao Sistema Internacional sejam utilizadas, tais como a atmosfera (atm) ou o milímetro de mercúrio (mmHg).
  • Tensão elétrica: estabelece a relação entre a potência de um sistema e a intensidade da corrente elétrica necessária para sua execução. Sua unidade é o volt (V), depois do cientista italiano Alessandro Volta.
  • Densidade (kg/m³): a relação entre a massa de um corpo e seu volume.

Termodinâmica, acústica, estática? Se não conhece estes conceitos básicos de física, clique aqui
A física é uma das ciências mais temidas pelos estudantes do ensino médio à universidade. Mas se você receber ajuda extra com aula...

Como pode ser visto, há tantas quantidades derivadas como a Bíblia em versículo. Em graus superiores, outros campos como permeabilidade, resistência elétrica, etc., que exigem o uso de quantidades derivadas, são tratados. É muito importante que os estudantes dominem as quantidades simples do Sistema Internacional e os fatores de conversão, para que não haja confusão na conversão a partir dessas unidades.