A BNCC, documento orientador de caráter normativo, define as aprendizagens essenciais para a Educação Básica e tem como fundamentos pedagógicos: o foco no desenvolvimento de habilidades e competências, o compromisso com educação integral e a igualdade, diversidade e equidade.
A proposta é possibilitar aos estudantes, consolidar, aprofundar e ampliar os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Fundamental. É preciso construir aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea.
Para isso, torna-se necessário desconstruir trilhas mentais antigas, isto é, aquilo que o cérebro considera muito bem estabelecido para então dar novos caminhos e atalhos na construção de NOVOS REPERTÓRIOS, ampliando a identidade docente de inovação!
Planejamento - a chave da abordagem aqui! - A ideia é planejar para que os estudantes desenvolvam habilidades e competências que sejam aplicáveis no dia-a-dia, tanto no ambiente escolar como fora dele. Nada mais que, habilidades para a vida!
É fundamental planejar como docente mediador/mentor/tutor para estudantes protagonistas/autônomos/engajados fazendo uso de métodos estratégicos de aprendizagem vinculados às metodologias ativas.
O planejamento por área do conhecimento, envolvendo a interdisplinaridade e a discussão de temas contemporâmeos transversais, bem como a discussão em torno dos eixos estruturantes, só tendem a gerar resultados satisfatórios.
O conhecimento está sempre evoluindo. Dessa forma, o docente precisa viver em constante atualização e o Novo Ensino Médio exige que o docente seja pesquisador, crítico, criativo e proativo e assim os estudantes, além de habilidades e competências desenvolverão também o protagonismo juvenil na construção do projeto de vida ao longo da etapa.