A história da música nos mostra que desde os primórdios sempre foi muito requisitada pelo nosso próprio subcosnciente. Nós desde sempre buscamo ter uma relação próxima com ela pois sabemos dos benefícios como distração da mente, aumento de criatividade para algus, diminui os níveis de estresse, ajuda no foco em determinadas tarefas, aumenta nossos níveis de dopamina, entre outras coisas mais. Mas o que considero mais importante nisso tudo é o fato de que mais de 98% da população musical já ouviu falar ou tem a música como algo diário.
A história da música , às vezes chamada de musicologia histórica, é um subcampo altamente diversificado da disciplina mais ampla da musicologia que estuda a música de um ponto de vista histórico. Em teoria, "história da música" poderia se referir ao estudo da história de qualquer tipo ou gênero de música (por exemplo, a história da música indiana ou a história do rock ). Na prática, esses tópicos de pesquisa são frequentemente categorizados como parte da etnomusicologia ou dos estudos culturais , sejam ou não baseados na etnografia . Os termos "história da música" e "musicologia histórica" geralmente se referem à história da música notada das elites ocidentais, às vezes chamada de " música artística "." (por analogia com a história da arte, que tende a se concentrar na arte de elite).
Os métodos da história da música incluem estudos de fontes (especialmente estudos de manuscritos ), paleografia , filologia (especialmente crítica textual ), crítica de estilo, historiografia (a escolha do método histórico ), análise musical e iconografia . A aplicação da análise musical para promover esses objetivos geralmente faz parte da história da música, embora a análise pura ou o desenvolvimento de novas ferramentas de análise musical seja mais provável de ser vista no campo da teoria musical . Alguns dos produtos intelectuais dos historiadores da música incluemartigos em jornais, livros de história da música publicados em editoras universitárias, livros didáticos universitários, novas edições de obras musicais, biografias de compositores e outros músicos, estudos sobre a relação entre palavras e música e reflexões sobre o papel da música na sociedade.
No que se diz a respeito de pedagogia, podemos ver a música influente no ensino de muitas escolas, como por exemplo auxiliando na memorização, nas aulas de idiomas e até em fórmulas algébricas.