• Não vai bem em história? 5 dicas para a...

Não vai bem em história? 5 dicas para aprender história de forma fácil e interessante!

Muitos estudantes enxergam a disciplina de história como chata e entediante. Muitos já se questionaram sobre qual a importância de estudar essa disciplina, não é mesmo? Você faz parte desse grupo que prefere fugir das aulas de história e se decepciona com o resultado das avaliações? Continue lendo esse artigo e tenha 5 dicas para aprender história de forma fácil e interessante!

  • 1ª dica: História não é decorar datas e personagens históricos!
    Isso mesmo! Para estudar história, você NÃO precisa saber um monte de datas e nomes de personagens que parecem não se relacionar com a sua vida. Essas informações o Google consegue te oferecer. Você precisa entender o contexto dos acontecimentos históricos e não apenas decorar números e nomes que não se conectam!
  • 2ª dica: A história não estuda apenas gente morta!
    Sim, você leu certo! A história faz parte das vivências humanas desde os primórdios, portanto, a grande maioria dos personagens históricos já morreram. Porém, a história é viva, ela se faz no presente, no aqui e agora. Você faz história apenas por existir, sabia? Ao invés de pensar na história como um estudo de pessoas que já morreram, tente relacionar a vivência delas com a sua realidade. Será que elas tiveram alguma contribuição para os tempos atuais?
  • 3ª dica: Tudo pode ser analisado por um viés histórico!
    Sabe aquele filme que você gosta? Aquela série que maratonou ou aquela música que não sai da sua cabeça? Até mesmo aquele álbum de foto de família. Pois bem, eles podem ser utilizados como documentos históricos, desde que sejam analisados dentro de um contexto histórico. Existe história em tudo, basta ter um olhar atento e crítico!

O que é reforço escolar e para que serve?
As aulas de reforço escolarsão a forma mais tradicional das aulas particulares. Elas sempre existiram, pois enquanto houver educaç...

  • 4ª dica (e muito relevante): Não estude acontecimentos históricos de forma isolada!
    Entenda que, na história, tudo se relaciona. Não existem acontecimentos isolados. Eles se conectam com fatos anteriores e posteriores, formando a grande teia da história! Chamamos isso de motivações e implicações. Ou seja, ao estudar algum acontecimento histórico, reflita: O que motivou isso a acontecer? Quais implicações trouxe para períodos posteriores? Como isso se relaciona ao que já foi estudado?
  • 5ª dica: Estude história fazendo perguntas e não busque por respostas prontas!
    Como assim? As Ciências Humanas não são exatas por um motivo: não existem verdades absolutas! Ao estudar história, seu objetivo é questionar sobre acontecimentos, refletir sobre suas motivações e implicações e não apenas buscar por uma resposta única, pois, ela NÃO existe! Estudar história é ser questionador!
  • Dica extra: A história não é linear!
    Isso mesmo, não existe uma linearidade nos acontecimentos históricos. Mas e a famosa linha do tempo da História? Essa linha do tempo foi desenvolvida por historiadores para facilitar o estudo e também para localizar acontecimentos em determinados períodos. Porém, o estudo da história não precisa (e nem deve) ser linear. A história está em constante transformação!

E aí, gostou das dicas? Elas te ajudaram a enxergar a história de outra forma e a buscar estudar essa disciplina de forma mais fácil e interessante? Espero que sim, afinal, esse era o objetivo deste artigo. Não esqueça que o conhecimento se faz na prática, portanto, não deixe de aplicar essas dicas no seus estudos diários!

Texto de: Ana Teresa Lucio Alves, professora graduada em História, Geografia e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva.