• Como fui aprovado no Colégio Naval - Do...

Como fui aprovado no Colégio Naval - Do cursinho até a farda

Se você quer ser aprovado para CN/EPCAr e outros, é importante saber caber como foi o caminho de alguém que já foi aprovado e classificado.

Fala, seu brabo! Sou o Professor Damaceno e nem sempre fui bom em matemática

Fica comigo que vou te contar um pouco em como foi o meu caminho até a aprovação no colégio naval!

Bom, galera. Eu comecei a estudar para o CN em 2010/2011, só para contextualizar, eu sempre estudei em escolas públicas que não eram essas padrões. Eu to falando de colégios Municipais, CIEPs e etc, e eu me lembro que não era ótimo em matemática nem mesmo lá
(eu me lembro de ter tirado 1,0 pra você ter uma ideia).


No início do ensino médio, eu passei a me interessar pela área militar, a marinha para ser mais específico, e a minha irmã me colocou em um cursinho preparatório aqui do bairro, que era muito conhecido pelo bom trabalho que fez no passado.

Quando eu entrei na turma, no primeiro dia, tive aula de produtos notáveis com o “ninja”... O que foi aquilo (rsrs) eu não entendi nada.

E aí, foi acontecendo até uns meses depois, quando comecei a entender uma coisa ou outra, mas nada muito profundo. Até que chegou a data da prova... Fiz a prova e quando saiu o resultado... acertei 4/20 em matemática, e na época a matemática era classificatória, se não "pegasse" média, não fazia o restante das matérias. Bom, fiquei decepcionado porque eu tinha estudado muito e mesmo assim não foi o suficiente. Foi aí que eu aprendi a primeira lição: Estudar muito não é garantia de estar preparado.

Sim, eu pensei bastante e refleti sobre tudo e mudei a minha estratégia de estudos. Ela consistia em estudar um conteúdo até ficar craque e encher o saco dos professores até entender a matéria.

E eu tive sorte em ter professores muito bons que passaram tudo o que precisávamos para a prova sem passar coisas desnecessárias, e isso tudo é muito importante, isso pois temos que ser cirúrgicos no estudo, não podemos estudar o que não cai. Já é difícil lembrar o que comi ontem, imagina uma penca de conteúdos e dicas desnecessárias?

Enfim, fui estudando, estudava demais, não me lembro direito o tempo que estudava por dia, mas eu estudava de manhã quando dava (porque eu estudava no ciep), de tarde era cursinho e de noite quando chegava em casa.

Eu ficava até mal quando não estudava. Mas também descansava e tinha um pouco de lazer (só pra deixar claro).

Desta forma fui melhorando aos poucos, conseguia fazer as listas de questões e até fiquei em 3° lugar no simulado do curso!!

Mesmo assim, chegou o dia da prova. Fui lá e fiz do jeito que achava que era correto, e as questões estavam "saindo". Marquei o cartão resposta pensando: “eu acho que fiz uma boa prova, mas se não passar esse ano, ano que vem eu passo”. Estava pensando já no ano que vem (rsrs).

Estava aguardando e quando saiu o resultado, eu tomei um susto. Acertei 19/20 em matemática!!!

Eu fiquei sem acreditar, porque mesmo fazendo a prova toda eu sempre pensava que podia ter errado algumas questões por falta de atenção, mas não, foi exatamente isso.

Foi uma alegria tão grande, ver que as coisas deram certo, que os estudos deram fruto.
Essa foi a minha primeira virada de chave na vida.

Eu acredito que todos alunos, que não tenham algum tipo de limitação, podem ser aprovados independentes de onde estão hoje e também que nem todos os alunos serão aprovados independentes de estudo, ás vezes não era pra ser mesmo. Eu também entendo que pode ser MUITO MAIS difícil para alguns do que para outros por conta de situação financeira, base e outras coisas, mas a vida não está nem aí. Você precisa focar no seu objetivo e fazer o máximo que puder ao seu alcance para virar a chave.

Sucesso a todos :)