A Física é uma ciência experimental que trata dos conceitos da matéria e da energia, bem como de suas interações. O estudo da física comporta as seguintes subdivisões (que se superpõem, as vezes): mecânica, calor, acústica, magnetismo, eletricidade, luz, física atómica e nuclear.
Em cada uma dessas subdivisões estuda-se e pesquisa-se um aspecto diferente da matéria e de sua relação com a energia. Vejamos alguns.
A mecânica trata do comportamento de vários tipos de corpos, pequenas partículas, corpos rígidos, líquidos e gases submetidos a forças externas. Entre os numerosos conceitos usados em mecânica, compreendemos três como conceitos fundamentais. São eles: o comprimento, a massa e o tempo.
Outros conceitos, como velocidade, aceleração, densidade e outros, são conceitos derivados e se definem a partir dos conceitos fundamentais. Assim o conceito de força se define a partir dos três conceitos fundamentais. Por meio desse curso, se espera que você conheça mais e aprofunde seus conhecimentos em Física. Vamos começar pelos conceitos fundamentais.
Conceitos Fundamentais da Física
Um conceito fundamental pode ser definido por meio de um conjunto de princípios ou por meio de uma série de experimentos destinados à sua determinação. Como é o caso das medidas de comprimento ou distância.
A medida padrão de distância entre dois pontos, no Brasil, é o metro (m). O metro é utilizado para representar a unidade de espaço percorrido. Outra unidade, derivada do metro, utilizada em trabalhos científicos é o centímetro (cm). Uma consequência disso é que devemos saber relacionar o cm ao metro.
No entanto existem outras unidades de comprimento utilizadas, por exemplo, nos países de língua inglesa, são: jarda (yd) e o pé (ft). Tais unidades guardam relações de conversão com o metro. A jarda é muito usada no futebol, que se originou na Inglaterra.
Existem outros submúltiplos e múltiplos do metro e da jarda, que são usados frequentemente, na aviação, na sinalização de estradas, na navegação marítima e fluvial. Quando for necessário converter unidades de outros sistemas, para o sistema métrico ou vice-versa, é importante consultar uma tabela de conversão.
Por falar em medições, um importante método para medições de distância, conhecido como triangulação, utiliza propriedades conhecidas de um triângulo retângulo.
O triângulo retângulo (possui um ângulo denominado C que é igual a 900 ). A conhecida equação, teorema de Pitágoras, apresentada aqui, aplica-se a esse triângulo: c = ( a2 + b2 ) 12 ou ainda as equações dela derivadas, chamadas de relações trigonométricas no triângulo retângulo.
Vale a pena memorizar a definição das funções trigonométricas no triângulo retângulo, ou seja, ser capaz de representar mentalmente os lados do triângulo retângulo, usados na definição de cada uma destas funções. Neste curso vamos praticar isso.
Podemos usar esse recuso, nas aulas ou na vida prática, para calcular, por exemplo, a altura H de uma antena de internet, sem a necessidade de escalar seu mastro para realizar a medida.
Com essas informações básicas sobre os princípios da Física podemos começar nossos estudos e também aprofundarmos, o quanto quisermos, nas maravilhas dos conceitos dessa disciplina, que nos apresenta uma maneira muito interessante de conhecermos todo o universo e ainda nos permite aplicar esses conhecimentos a vários aspectos de nossa vida.