A aula de música nas crianças traz muitos benefícios e é uma das melhores atividades extracurriculares que elas podem praticar. Há pais que têm dúvidas sobre qual é o instrumento certo para apresentar a música aos seus pequenos.
Talvez existam outros mais simples que o violão, mas tudo depende do gosto das crianças. E o violão costuma ser um dos favoritos. Especialmente porque com a idade se torna um dos instrumentos mais sociáveis que existem.
Benefícios do violão nas crianças
As aulas de qualquer instrumento são sempre as mais procuradas entre as extracurriculares. Muitos pais sabem que aprender música traz muitos benefícios para crianças de qualquer idade.
O violão é a aula mais requisitada dentro do mundo das aulas particulares. Muitas pessoas aprendem a tocar violão desde crianças. Então se torna seu maior hobby, mas não é o único benefício que ele tem:
- Aprende a se expressar: a comunicação em crianças pequenas é um desafio e se falamos em saber expressar emoções e sentimentos, é muito mais complicado. A música os ajuda a fluir muito mais nesse sentido.
- Trabalha a sensibilidade: a arte e a música fazem com que vejam o mundo de outra perspectiva, uma muito mais sensível e permeável a tudo ao redor.
- Aprendem mais e melhor: tocar violão, como qualquer outro instrumento, ajuda a melhorar os processos cognitivos. É por isso que aprender música é aprender muito mais coisas.
- Aumenta a criatividade: tudo o que você aprende ao tocar violão é aplicável a muitos outros aspectos da vida. Fortaleça a parte mental mais criativa e isso fará com que você desenvolva muitos outros sentidos.
- Disciplina e paciência: aprender a tocar violão requer muitas habilidades, mas acima de tudo exige uma rotina rígida. Você tem que ensaiar quase todos os dias e isso o ajudará a ter um cronograma claro.
Há momentos em que podemos pensar que ensinar as crianças a tocar violão trará benefícios no futuro, mas temos que pensar no presente. Por isso, se matricularmos nosso filho na aula de violão, devemos estar sempre cientes de que é algo que o diverte ou lhe traz benefícios agora.
Como ensinar as crianças a tocar violão
Ensinar uma criança a tocar violão não é a tarefa mais fácil do mundo, mas é perfeitamente possível. As crianças estão muito dispostas a aprender coisas novas, basta ter paciência e seguir algumas dicas básicas:
- Deixe-o escolher: mesmo que você já tenha pensado no instrumento, deixe que ele escolha o violão que mais gosta. O tipo de estilo musical que ele(a) quer tocar e aos poucos irá se encontrando.
- Use os kits para iniciantes: são mais baratos e têm uma qualidade bastante aceitável para o início. Não faça um grande investimento no início, pode ser que em menos de dois anos você tenha que trocar sua violão por uma mais adequada às suas inquietudes.
- Confie nos professores: ensinar uma criança a tocar violão de forma autodidata é algo quase impossível. Portanto, confie nos profissionais, eles têm as ferramentas necessárias para isso.
- Acompanhe-o enquanto ele pratica: quando estiver tocando violão, se envolva, ouça-o, sente-se com ele... Se você deixá-lo sozinho, é muito mais provável que ele perca a motivação. Idealmente, você deve aprender juntos. Você já pensou em começar a tocar violão?
- Faça com que seja divertido: Se você não consegue fazer seu filho se divertir tocando violão, ensinar será inútil. Tocar qualquer instrumento deve ser algo que te faça feliz.
- Ensinar a tocar violão deve ser um trabalho de equipe. Não podemos deixar o professor ou a escola sozinhos. Em casa você tem que reforçar positivamente que ele(a) pratique e aprenda sozinho. Com o tempo, ele mesmo verá os benefícios da música e sairá dele a iniciativa para tocar violão.
Como encontrar um professor de violão para crianças
Se queremos que nosso filho aprenda a tocar violão, devemos confiar em um profissional. Embora saibamos tocar violão, eles têm a técnica para tornar o aprendizado agradável e divertido.
Então podemos lhe dar suporte, tirar dúvidas e até te ensinar coisas novas. Mas se realmente queremos ensinar a tocar violão, devemos deixar nas mãos de alguém com experiência.
- Pesquise na internet: faça uma pesquisa e selecione aqueles professores particulares que estão por perto e que mais te inspiram.
- Entrevista preliminar: antes de decidir sobre qualquer professor, é necessário que você fique um dia, se conheça e que seu filho, o aluno, concorde em ensinar com ele.
- Crie um ambiente confortável: organize sua casa ou o local das aulas para fazer bem as sessões.
- Acompanhe as aulas: você deve estar sempre presente em casa. Dê-lhes espaço, mas você sempre tem que estar disponível para qualquer problema que surja.
Que uma criança comece a tocar violão é uma excelente ideia. É um caminho que vai demorar um pouco e pode ser um pouco difícil no começo, mas com o tempo nosso filho vai nos agradecer e terá aprendido essa linda forma de expressão artística.