Você já percebeu que algumas pessoas têm dificuldade de entender o que lê?
O hábito da leitura é praticado em qualquer área do conhecimento. Quanto mais a gente lê, mais a gente desenvolve o processo da leitura: decodificação, compreensão, interpretação, reflexão e inferência. Pensando nessa necessidade, é importante saber que ter fluência na leitura ajuda a entender qualquer texto da língua portuguesa sem grandes dificuldades.
Agora, vamos às três dicas infalíveis para ler melhor.
Às vezes, ao ler um texto, nos deparamos com palavras que habitualmente não lemos; não é certo pular o significado da palavra durante a leitura, isso pode influenciar na compreensão do texto.
É importante usar a ferramenta dicionário para ter uma leitura mais eficiente. Ler palavras não é só decodificar (ler o som), é necessário saber o seu significado para melhor compreensão do texto inteiro.
A leitura é um processo, ou seja, ocorre um processo de “como eu entendo”, mas para que isso aconteça, há um processo de “como eu leio”. Isto é, o jeito que você lê influencia em como você vai compreender o que leu.
Entenda melhor o processo da leitura, a começar pelo “como eu entendo?”:
Decodificação: é quando há a tradução dos símbolos visuais em sons, ou melhor, a transformação dos grafemas em fonemas. Aqui, é quando apenas lemos os sons, é a área da fonética e fonologia.
Compreensão: é quando lemos o texto de forma objetiva e buscamos saber o que o autor quer dizer; atribuímos sentido às palavras que lemos. Aqui, é importante ler com dicionário, pois ao pular o significado das palavras podemos estar deixando passar palavras-chave importantes que fazem sentido ao texto inteiro.
Interpretação: é quando já compreendemos o que o autor quis dizer, e estabelecemos as conexões necessárias, como criar a capacidade crítica de argumentar sobre determinado fragmento do texto e gerar intertextualidade.
Reflexão: é quando observamos com mais profundidade as informações novas e estabelecemos relação com o que sabemos.
Inferência: é quando dominamos o assunto do qual estamos estudando, e temos capacidade de fazer reflexões mais argumentadas.
Este é o processo da leitura, e por onde podemos aperfeiçoar nosso modo de ler. Agora, vamos para a segunda dica.
Ler em voz alta também auxilia na compreensão do texto. Ajuda a identificar palavras difíceis de decodificar (leitura dos sons das palavras), palavras difíceis de compreender (significado das palavras), e a expressar o que o autor quer dizer com o recurso da prosódia.
Ouvir a própria leitura ajuda a expressar pela voz o que o autor enuncia, por meio da entonação, pausa e ênfase. Aqui, também podemos expressar o “como eu leio”.
Velocidade: cada um tem sua velocidade na leitura; alguns leem devagar e outros mais com rapidez. A leitura lenta é sinal de pouca familiaridade com muitas palavras, e isso é mais comum nos primeiros anos do ensino fundamental, quando a criança ainda está se familiarizando com os grafemas e os fonemas. Quanto mais palavras lemos, mais rápido as reconhecemos e a velocidade da leitura é maior, já que temos um dicionário mental que vai aumentando à medida que a gente lê.
Expressividade: quanto lemos em voz alta expressamos as palavras pelo som da nossa voz. E para dar sentido, usamos aqui os recursos da prosódia, que é a parte da gramática que estuda os sons da fala. Nesse sentido, usamos a entonação, as pausas, o ritmo e a ênfase. Entonação para expressar as emoções do texto; Pausas para ler as pontuações, principalmente os pontos de interrogação e exclamação, onde a voz se eleva para expressar uma pergunta ou uma afirmação; O ritmo que marca o tempo e trabalha com a entonação, e por fim, a ênfase, quando escolhemos as palavras-chave para elevar a voz e ler com mais pausa, para chamar atenção de quem ouve.
Mas não é só isso que dá sentido ao texto. Há uma terceira dica muito importante.
Entender como funciona a língua ajuda a atingir a fluência na leitura, já que envolve ter habilidades fonológicas, morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas. Ao ler, decodificamos (processo fonológico), compreendemos (processo semântico), Interpretamos (pragmática), refletimos e inferimos.
Como já foi ressaltado antes, há um processo para atingir a fluência na leitura. Podemos comparar com os anos na escola, quando entramos na primeira série para começar o processo de alfabetização, e depois, de alguns alguns é que vamos aprender a ler com mais rapidez.
Então, para que você tenha compreensão em sua leitura, não esqueça: Leia com dicionário, leia em voz alta e busque conhecer a língua portuguesa.