Educar parece uma atividade condicionada a tentativas que parecem do sucesso ao insucesso e o papel do educador é preponderante para a superação desse paradigma atual.
Há de se mencionar que quanto mais avança as séries do aluno, as mudanças de comportamento fazem com que os desafios sejam mais existentes e as dificuldades encontradas tornam o papel do mestre, educador, sendo prioritários no proceso de ensino-aprendizagem. A teoria precisa ser cada vez mais discutida em sala de aula aliada à tecnologia com a prática de exercícios.
Disciplinas de exatas como Matemática e Física nas últimas séries do ensino fundamental, caso não sejam bem trabalhadas, haverá o distanciamento dos pares (aluno-professor) no processo e tornará o conhecimento à deriva do objetivo a ser alcançado. Os pais dos alunos, por sua vez, precisam de uma proximidade para entender e agir tomando atitudes para a interação das atividades, pois o ensino só terá eficácia se o papel de todos estiverem alinhados. Por outro lado, caso seja evitado essa proximidade, fatores externos forçarão um possível distanciamento gradual, possibilitando um cenário de omissão e desgaste.
Por fim, a escola mãe estreitando esses laços entre os pares, pode alinhar os seus objetivos com a aplicação de metodologias de avaliação mais justas e propícias aos fatores de mensuração quantitativa e qualitativa orientando o papel do aluno para a sua posição no cenário em que este deverá seguir por sua convicção, seja ele, para prestar vestibular, um modelo técnico, uma escola militar ou uma outra atividade.