Todo caminho de aprendizado tem as suas dificuldades, mas também, existe o êxito ao concluir uma boa caminhada. Ou seja, o aprendizado se dá, de certa forma, como um caminho para chegar em algum lugar. Se nós sabemos para onde queremos ir, nós podemos, sem dúvida, definir algumas coisas para chegarmos exatamente onde queremos.
Gostaria que você pensasse comigo, numa viagem... Quando nós vamos para algum lugar, nós pensamos primeiro para onde, certo? Para aprender algum instrumento precisamos saber, onde nós queremos chegar, como instrumentistas. Por exemplo, você quer aprender a tocar violão num churrasco com os amigos? Ou você quer fazer o vestibular para alguma faculdade de música? O que você quer? Onde você quer chegar nesta viagem de aprender um instrumento?
Depois de pensarmos para qual lugar nós vamos viajar, nós fazemos um orçamento. Para onde eu vou, vou investir quanto? Quanto vou precisar economizar ou investir para fazer a minha viagem? Para aprender algum instrumento também precisamos de fazer um investimento. E assim como numa viagem, não só investimento financeiro, mas de tempo e dedicação... esses elementos vão depender muito do quanto você está disposto a empreender nesta viagem.
Por fim, quando já sabemos onde queremos ir, e quanto nós vamos investir, agora é escolher como chegar... E é esse o itinerário que você vai escolher da melhor forma para te conduzir para seu destino... Para aprender um instrumento, existe um caminho a ser seguido, um caminho que, eu, enquanto professor, opto por fazer esse caminho com você, no seu ritmo, pois, quem está decidido a chegar é quem sabe o esforço que precisa fazer, eu apenas vou como um guia, que vai mostrando as belezas do caminho...
Assim, aprender um instrumento e viajar tem muitas coisas em comum. Existem dificuldades, mas o êxito da chegada, passo por passo, torna gratificante o resultado. O itinerário se torna mais leve, aos poucos vamos avançando e quando chega onde se quer, basta aproveitar a paisagem, como uma melodia harmoniosa aos ouvidos.