• Como construir um patrimônio a partir d...

Como construir um patrimônio a partir da primeira infância

Atualmente as instituições financeiras no Brasil permitem abrir contas para menores, tanto contas correntes quanto contas de investimentos. Assim, o ideal é que os pais da criança, escolham instituições sem taxas de manutenção para a abertura das contas dos filhos. Ideais os bancos digitais e quanto as instituições de investimentos, escolha as sem taxa de corretagem para renda variável.

Na abertura da conta de investimento na instituição escolhida, deverá ser preenchido o formulário de suitability, que é o que define o perfil de investidor e determina o acesso aos investimentos. Para ter acesso aos investimentos de renda variável, é necessário que o perfil de investidor seja definido como arrojado ou agressivo.

Especialistas em finanças

Existem bons fundos de investimentos de renda variável, ações e fundos imobiliários ideais para aplicações de longo prazo, como é o caso das crianças, que podem aportar capital para o futuro sem preocupação com o presente ou o curto prazo.

Esse tipo de investimento é excelente para o futuro, porque permite construir um "pé de meia" que fortalecerá a estrutura familiar quando esta criança amanhã precisar de ensino superior para iniciar a vida, ou comprando um imóvel, ou iniciando uma empresa.

A grande vantagem de se iniciar um investimento em renda variável quando criança, é que esses investimentos tendem a aumentar muito no longo prazo e as crianças não precisarão desse capital para o curto prazo, assim, podem arriscar em investimentos de alto retorno, que são estes.

  • Risco - é a probabilidade da ocorrência de um evento futuro e incerto que reduza a liquidez imediata do investimento.
  • Liquidez – é a possibilidade de monetizar imediatamente um ativo, ou seja, de transformar em dinheiro um ativo.

Então, diante de uma crise, como a do covid-19, houve o risco que diminuiu a liquidez, porque, com as consequências da crise, os ativos tiveram uma queda de valor muito grande. Na verdade, a liquidez até continuou alta, porém, como os preços dos ativos caíram muito, se o investidor liquidasse, ele absorveria grande prejuízo.

4 Técnicas para motivar as crianças a estudar
Estudar nem sempre é uma coisa agradável e mais quando você é criança, que tudo que você quer é brincar e passar o tempo com os am...

Porém, o que tem que se ter em mente, é o mercado ser cíclico, sempre houve e sempre haverá crises, diferindo uma crise da outra, é o tempo de recuperação.

Assim, quando se investe pelo longo prazo, como é caso de uma criança de 5 anos, ainda que uma crise perdure por mais de 5 anos, essa criança, só terá real necessidade desse numerário depois de 13 anos, o que, presumivelmente, qualquer crise já haverá recuperado.

E, a grande vantagem de se iniciar um investimento em renda variável em tempos de crise é a potencialidade de se absorver uma alta rentabilidade, alto lucro, por se adquirir ativos com preços abaixo do seu real valor.

Dessa forma, no auge da infância, as crianças podem correr altos riscos com os seus investimentos em benefício do alto retorno, porque não precisarão dele futuro próximo.

  • Fundos de investimentos – consiste numa aplicação financeira formada pela união de diversos investidores que aportam a partir de um valor mínimo definido pelo instituidor do fundo e contribuem para um alto valor de investimento, que permite operações mais vantajosas.
  • Ações – representam frações de companhias de capital aberto negociadas na bolsa.
  • Estratégias – há várias estratégias de investimentos em ações. Mas no caso de investimentos para crianças, o ideal é a estratégia:
  • Buy And Hold - é uma estratégia de longo prazo, que se compra não para fazer dinheiro rápido, mas para constituir patrimônio no longo prazo e para gerar renda passiva derivada de dividendos, então, não importa o valor|preço das ações, compre sempre que puder na quantidade que puder. O ideal é comprar por instituições que tenham taxa zero de corretagem, e pagará somente os emolumentos e taxas decorrentes da bolsa e tributos.
  • Fundos Imobiliários – é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em empreendimentos imobiliários. O FII é constituído sob a forma de um condomínio fechado, dividido em cotas, que representam parcelas ideais do seu patrimônio. A grande vantagem desse investimento são os dividendos mensais e a liquidez imediata.