Lembro-me de quase toda minha infância e de como minha irmã me mostrou os números. Ela escrevia na lousinha com giz, dizia o nome de cada número, eu copiava no meu caderno. E depois eu continuava copiando até o final da folha dizendo cada número ao escreve-los: 1 - 2- 3- 4, etc.
Claro que na época usava-se a "decoreba", mas podemos incentivar você a perceber os valor dos números de forma mais lúdica hoje. Pois não basta saber contar, você vai precisar descobrir o valor. Valor não é o mesmo que quantidade. Mas primeiro você aprenderá os números, depois aprenderá a perceber que cada coisa tem seu valor diferente. Para que você entenda melhor, veja o exemplo abaixo:
Imagine agora que você tem 3 pedrinhas em sua mão direita. O que você quer fazer com essas pedrinhas? Talvez você não saiba, mas depedendo do tipo dessas pedrinhas elas podes ser muito valorizadas.
- Se forem 3 diamantes?
- E se forem 3 esmeraldas?
- E se forem apenas pedrinhas de brita?
Saber contar também é uma forma de conhecimento que está ligado a como você pensa e vê o mundo. Já imaginou suas pedrinhas? Agora você vai precisar saber o peso delas para poder saber quanto valem. Sim! As pedras tem seu valor estimado a partir de seu peso. Viu quanta coisa precisamos saber em matemática para descobrir para conhecer o valor? Não é somente a quantidade, mas também a qualidade, o peso e a medida. Ual quanta coisa não é mesmo! Mas isso é só o começo. Em breve você se tornará um grande especialista em números e seus valores.
Até nossa próxima aula!