A tecnologia tem afetado os profissionais de hoje. E o que isso tem a ver com o tema de hoje? Acreditem, tudo!
Graças a longevidade que temos alcançado devido ao avanço da medicina, atualmente temos três gerações ativas no mercado de trabalho. A geração X (nascidos entre os anos 70 e começo de 80), geração Y (Nascidos entre o fim doas anos 80 e começo dos anos 2.000) e os Millenials (entre os anos 2000 e 2010).
A geração X teve como base a educação hierárquica, onde qualquer liderança (pais, professores, gestores), que os abordassem, eram respeitadas sem muitos questionamentos. Além disso tiveram que aprender ao decorrer de suas carreiras, lidar com a tecnologia, internet e globalização. Já a geração Y tiveram uma maior liberdade de expressão, e na sua maioria uma maior facilidade em lidar com as mudanças tecnológicas. Porém são questionadores e livres para abordar suas ideias.
A Geração dos Milenials, recentemente introduzida ao mercado de trabalho, tiveram em seus lares uma maior comodidade e já nasceram conectados a tudo e a todos. Isso faz com que eles sejam muito rápidos e as vezes até impacientes.
Embora não podemos generalizar, pois cada ser humano é único, todas essas características fizeram com que os gestores de liderança passassem a se esforçar mais em entender e adaptar -se a cada um desses profissionais. Mas não são só eles que precisam fazer isso, todos nós precisamos entender e interagir com nossas equipes, dentro dos limites e capacidades de cada um.
*Alguns especialistas divergem referente ao começo e término de cada geração, mas para ilustração do tema essas datas atendem.