• Como começar a estudar para o vestibula...

Como começar a estudar para o vestibular? Dicas práticas

Umas das maiores preocupações do aluno que chega ou que está concluindo o ensino médio é como obter êxito no vestibular. Independentemente da instituição de ensino superior, esse processo seletivo será sempre o caminho percorrido para torná-lo apto a cursar uma graduação. Assim, chegar à universidade pode estar nos planos de muitos indivíduos, mas a concretização dessa ideia exige interesse, persistência e foco, pois estudar para o vestibular não é uma tarefa simples, mas é possível estabelecer uma rotina para obter resultado positivo.

CONCENTRAÇÃO

Se o aluno deseja alcançar a aprovação na área de sua competência, ele precisa organizar seu tempo, ser disciplinado, comprometido com o objetivo e focado nos assuntos. Isso pode ser feito através de um cronograma, que determine, pelo menos, 2 a 4 horas diárias de estudo sistematizado.

DICAS

Primeiro: é necessário colocar as disciplinas por grau de dificuldade ou alterná-las, ou seja, àquelas mais difíceis devem ser estudadas com mais frequência e com mais duração, ou, estudar uma mais difícil e em seguida uma mais fácil, dessa forma o cérebro terá tempo para descansar do estudo mais aprofundado.

Segundo: preparar os conteúdos em resumos, fichamentos, mapas mentais ou conceituais, gravação de podcasts ou trechos autoexplicativos. Esses métodos facilitam o estudo e selecionam as informações imprescindíveis. O estudante, com capacidade de sintetizar, ele terá mais facilidade para atingir suas metas.

Terceiro: responder questões e exercícios de vestibulares anteriores retirados de livros, da internet e de outros meios, e ainda, elaborar questões para aproveitar a compreensão dos temas.

Quarto: conferir gabaritos e comentar respostas, pois isso ajudará a entender o contexto e identificar possíveis erros na elaboração das questões.

Quinto: estudar em horários do início da manhã ou em que o ambiente seja livre de qualquer interferência sonora.

Sexto: dar pausas a cada 35 ou 40 minutos de estudo. Essas suspensões programas trarão alívio e descanso para a visão e a mente da pessoa, renovando a concentração; é uma forma de oxigenar o cérebro e recarregar a energia do organismo.

Sétimo: escolher um dia da semana para o lazer, conversas e atividades de recreação. É importante reservar esse momento, não adianta sobrecarregar a mente, nosso cérebro precisa de um tempo para guardar as informações e processá-las com qualidade.

Seguindo essas orientações, o aluno aprimora o estudo e garante uma vaga em qualquer universidade pública ou privada.