Com o advento da internet, onde este meio de comunicação torna-se necessário para a demanda do mundo atual, nada melhor do que aprender e até mesmo se atualizar online. Com um pouco de tempo, onde para muitos este é escasso, ainda se consegue fixar alguns temas de disciplinas pendentes. Pois a memorização consiste na prática usual.
Lembro que antigamente conseguíamos gravar números de telefones, ditos essenciais a nossa rotina, por exemplo, um telefone de casa, celular de uma pessoa mais chegada, dentre outras.
Como já disse, atualmente, por termos uma agenda de telefones dentro do nossos aparelhos telefônicos, não temos como hábito gravarmos mais estes números.
Não quer dizer que com isso nossa memória ficou "atrofiada", prefiro dizer que deixou de se exercitar. Então, a proposta do aprendizado atualmente, é que de posse dessa mesma tecnologia que inibe nossas informações para decorarmos certas coisas, podemos aplicar a mesma, para aguçarmos as coisas necessárias para ampliarmos nossos estudos.
Podemos ter como exemplo, uma enzima que devemos saber quais são seus marcadores, bem como sua liberação, dentre outras coisas. Através de um bate papo, essa sequência poderá ser decorada, deixando a mente ligada para ela. Levando em consideração que quanto a este aprendizado, ele pode ocorrer através do seu smartphone, onde até você, após receber uma orientação quanto a essa situação, pode elaborar seu mapa mental, porém com sua própria narrativa. Hoje temos uma facilidade, porém devemos saber usufruir dela, com disciplina e foco nos objetivos e metas.