Você gosta de música e gostaria de aprender a cantar? Se a resposta for sim, convido-o a ler o que segue, pois lhe direi tudo o que precisa saber para que você possa começar a cantar e se sentir confiante para cantar suas canções favoritas, e quem sabe? Talvez você acabe desenvolvendo ao máximo suas habilidades e nós o ouviremos em breve nas estações de rádio locais. Tudo é possível, você vai ver!
Qualquer pessoa pode aprender a cantar! Não pense que você precisa ter uma voz espetacular para poder ter aulas de canto e desenvolver suas habilidades vocais. Muitas vezes temos a idéia de que precisamos ter um tipo específico de voz para cantar. Mas a verdade é que você não o faz. Os professores cantores convidam todos aqueles que se sentem motivados e querem aprender.
Portanto, se você não tem a voz ou o talento inato, não desanime, porque como qualquer nova habilidade, você trabalha, pratica e alcança.
Então vamos lá, depois deste artigo eu espero que você pare de cantar sozinho no chuveiro!
Aprender novas habilidades nunca foi mais rápido do que é agora. Vivemos em um mundo globalizado onde o acesso ao aprendizado é imediato e fácil. Você pode até mesmo aprender gratuitamente através de aulas de canto online que muitos professores ou pessoas com conhecimento compartilham em plataformas como YouTube, Instagram e muito mais.
Começaremos mergulhando no mundo do canto e da música. Nós te contamos o que considerar antes de aprender a cantar para que você possa brilhar em suas aulas de canto.
História do Canto
Vamos começar aprendendo um pouco mais sobre o canto e sua história. Como você bem sabe, a teoria e a prática são a combinação perfeita para ter sucesso no aprendizado.
O canto nasceu com o homem, muitos historiadores e estudiosos dizem que o canto começou antes mesmo da própria língua.
Nas civilizações antigas, o canto era desenvolvido como uma forma de honrar os deuses e a natureza. A laringe foi o primeiro instrumento musical utilizado para gerar ritmos e melodias nos primeiros tempos.
O principal desenvolvimento do canto foi nos templos das primeiras civilizações da história humana. Mais tarde, graças ao desenvolvimento sociocultural desses povos, começaram a misturar canto com dança e banquete.
A bondade e os benefícios da música foram sentidos desde os primeiros anos da humanidade, e foi no tempo da Grécia Antiga, onde a música começou a ter um valor na educação graças às virtudes que podiam ser ensinadas através dela.
Platão, o filósofo grego antigo, refletiu sobre os efeitos da música sobre o cidadão e o próprio Estado. Foi também neste período que começaram a ser criadas canções para certos fins, tais como canções de ninar, canções fúnebres, o refrão e muito mais.
Com a conquista do Império Romano, a música começou a ser misturada com o teatro. Melodia, modulação, canto homogêneo e instrumentalização foram as principais características da época. Assim o canto foi desenvolvido em todas as culturas antigas, principalmente através da religião e seus vários rituais e orações, criando diferentes tipos de canto com um ou mais coros.
Na Idade Média, a Igreja Católica foi um poderoso protagonista no desenvolvimento do canto, introduzindo o canto litúrgico ou o canto simples. Mais tarde, foi introduzido o canto gregoriano, que se caracterizava pelo fato de não utilizar instrumentos musicais e de ser cantado somente com vozes masculinas.
Na Renascença, o desenvolvimento musical foi importante, a música chegou aos palácios das diferentes monarquias da época, embora a igreja tenha continuado a ser a protagonista. No auge da Renascença, na cidade de Florença, Itália, a Ópera teve origem para recuperar o legado grego.
Desde então, a música vem evoluindo de mãos dadas com o ser humano, a tecnologia e os novos avanços, e com ela a evolução dos instrumentos e do canto que deram origem a vários estilos musicais e formas de expressão musical, que nos acompanharam em todos os momentos da história da humanidade.
Muitos professores em seus Cursos de Canto, dão ênfase especial ao conhecimento da história e do desenvolvimento, isto para dar um sentido histórico, dado que cada época nos dá novos conhecimentos e técnicas que serão importantes ao aprendê-los e colocar sua voz em ação.
Tipos de vozes do coro
O que é um coral? Imagino que você já tenha tido a honra de testemunhar mais de uma vez. Desde cedo nas escolas, professores de canto e música incentivam as crianças a se envolverem em atividades musicais a fim de desenvolver essas habilidades que muitas vezes são secundárias na educação.
Mas não vamos ficar com rodeios, um coral é um grupo de pessoas que canta uma peça de música simultaneamente e de forma organizada. É um canto coordenado, que através da intervenção de vozes consegue uma peça harmoniosa, coerente e estimulante.
Mas vamos um pouco mais fundo, nos Cursos de Canto você pode aprender mais sobre o coro e sua estrutura, mas aqui lhe daremos uma base simples para que você tenha uma idéia geral.
Vamos responder simplesmente: quais são os tipos de vozes em um coral?
A verdade é que existem vários grupos de vozes com suas respectivas subclassificações, claramente não vamos entrar em detalhes, mas vamos explicar isso de uma maneira geral:
A voz humana foi classificada em termos da freqüência ou dos gramados que uma pessoa pode alcançar o mais naturalmente possível ao cantar. Nesta classificação conhecemos: primeiro dois grupos principais; vozes femininas e vozes masculinas; e elas continuam a ser classificadas em mais categorias, nomeamos as comuns abaixo:
- Soprano: vozes femininas agudas que atingem as notas mais altas. Aqui estão alguns exemplos de artistas famosos com vozes soprano: Celine Dion, Mariah Carey, Whitney Houston e muitos outros.
- Contralto: voz feminina baixa, é uma voz bastante baixa. Exemplos de cantores famosos com esta voz são a incomparável Amy Winehouse e Alicia Keys.
- Tenor: a voz masculina mais elevada. Exemplos são : Luciano Pavarotti, Ed Sheeran e Bono.
- Baixo: o tipo mais profundo de voz masculina. Dois bons exemplos são Nikolai e um cantor mais moderno é Leonard Cohen.
Convidamos você a ouvir as vozes em algum momento do dia, para que você possa ter uma idéia mais concreta do que estamos lhe dizendo e possa se preparar para suas aulas particulares de canto e resolver todas as suas dúvidas com seu professor de canto.
Como posso saber qual é o meu tipo de voz?
A voz humana é complexa, única para cada pessoa e, portanto, não é tão fácil de classificar. No entanto, mesmo que você tenha uma voz que seja mais predominante em uma das categorias mencionadas acima. A idéia não é se fazer pombos, é claro que você pode ser flexível e trabalhar sua voz de uma forma mais ampla e transversal.
As músicas que mais gostamos nem sempre se adequam ao nosso tipo de voz, e muitas vezes não alcançar o tom desejado é um pouco frustrante durante as Aulas Particulares de Canto. É por isso que os professores de canto sempre recomendam começar por conhecer bem sua voz e quais são os tons mais adequados para alcançar os tons desejados sem forçar sua voz ou danificá-la.
Em suas aulas particulares de canto, você terá a oportunidade de ter uma assistência 100% personalizada. Para aprender a cantar, é essencial conhecer bem sua voz e, de mãos dadas com ela, conhecer o estilo musical que melhor lhe convier.
Hoje existem aplicações e testes on-line que podem ajudá-lo a ter uma idéia sobre seu tipo de voz, vou deixar-lhe uma pequena lista com alguns aplicativos e sites para conhecer sua voz antes de fazer um curso de canto:
- My vocal range (site)
- Sing Sharp (aplicativo)
- Tuner lite (aplicativo somente para iOS)
O que não fazer antes de cantar e como limpar a voz para cantar
A voz é o instrumento do cantor, e tantos atletas atingem seus objetivos quanto seu corpo lhes permite, bem para os cantores é um pouco a mesma coisa. É por isso que existem maneiras de limpar a voz antes de cantar e, é claro, sugestões de como cuidar da voz diariamente.
Diariamente, como quando você treina para qualquer tipo de esporte, você precisa treinar sua voz. E para isso lhe deixamos alguns exercícios fáceis, que você pode aprofundar em sua aula Partipular de canto:
- Respire fundo e conecte-se com seu corpo.
- Em seguida, ligar uma narina, inspirar e repetir com a outra narina.
- Respire normalmente de novo, e enquanto inspira profundamente, faça o S soar, e relaxe seus ombros e braços.
- Para soltar os lábios, repita o som ¨brrr¨ tantas vezes quantas forem necessárias.
A idéia é repetir este exercício diariamente, tornando-o um hábito ou rotina, a fim de mantê-lo em um estado ideal para tirar o máximo proveito de seu talento musical.
Quais são os cuidados básicos para cuidar da voz?
Quero dar uma ênfase especial a esta seção, pois muitas vezes esquecemos o que nosso corpo faz por nós. Cantar é sem dúvida arte, e muitas pessoas, que não cantam, desfrutam diariamente da voz dos outros. E, sem rodeios, convido-os a agradecer pelo nosso corpo, saudável e perfeitamente funcional; cuidar dele é fundamental para que possamos continuar a desfrutar de todas as possibilidades que ele nos oferece todos os dias.
Aqui estão algumas recomendações dos próprios professores cantores:
- Não force sua voz quando você canta, tente não gritar. Parece fácil, mas com a prática você vai gradualmente ganhando controle.
- Se você vai ter uma apresentação importante, ou se tiver aulas de canto naquele dia, tente não falar muito e descanse sua voz.
- Não fumar.
- Mantenha-se sempre bem hidratado.
Um professor particular de canto falou muito sobre a higiene da voz e ele se refere a como você cuida dela em todas as suas dimensões. Ele nos falou de uma técnica chamada zumbido de voz, uma técnica de exercício na qual você faz movimentos exagerados com o maxilar, semelhantes aos movimentos que fazemos quando mastigamos.
Durante a prática deste exercício, você deve modular o som ¨mmm¨ de forma alongada e conectar como a voz flui e vibra através de seu corpo, e principalmente através de sua laringe, narinas e como o som emitido vibra em seu corpo.
Aulas de coral ou particular de canto?
Você é uma pessoa do povo, você está procurando compartilhar o canto com mais pessoas e criar laços com os outros? Ou você é o oposto? Talvez para você cantar seja um estado quase meditativo no qual você não gostaria de compartilhar com os outros.
Bem, qualquer que seja sua situação. A resposta a este tipo de perguntas é tipicamente O que você deseja? O que você gostaria? É por isso que eu o aconselho a refletir sobre o que você quer e ser fiel a suas emoções. Você sempre pode começar de novo, porque, vamos lá, você tem que tentar antes de tudo o resto.
Mas é preciso levar em conta alguns detalhes para poder fazer uma comparação entre estas duas formas de aprendizagem:
- No coro, você terá sua participação bem definida. Enquanto nas Aulas Particulares de Canto é um pouco mais livre e você pode colocar seu próprio selo.
- No coro, você faz parte de uma equipe, trabalhando para um resultado comum. Quando você aprende sozinho, pode perder o aprendizado de seus colegas de classe, o que não é pouca coisa, pois aprender com um colega é sempre bom e significativo.
- Se você não gosta da música que é feita em corais, então você a tem bem clara, comece com suas Aulas de Canto em Casa ou mesmo aulas de canto online e obtenha um ensino personalizado orientado para suas preferências e necessidades.
E, como sempre tentamos motivá-lo, não se feche a uma única possibilidade, apenas vá para aquela que faz mais sentido para você. No final do dia, a pessoa que tem que ser feliz é você. Aprenda a cantar da maneira que o faz sentir-se mais confortável.
Qual é a atitude que você deve ter quando aprender a cantar?
Vamos falar um pouco sobre a atitude que devemos ter ao aprender a cantar. Para muitas pessoas, talvez mais do que você pensa, cantar é algo com que elas são apaixonadas, mas a timidez e a insegurança as retêm.
Em muitos casos, as pessoas se sentem vulneráveis e expostas diante de um público, e de mãos dadas com isso, o medo do fracasso as invade. Como resultado, muitas pessoas decidem não ousar. Mas estamos aqui para dar a todos vocês alguns conselhos; mas especialmente para aquelas pessoas que acham mais difícil fazer sobressair sua personalidade.
- Confie em si mesmo, sempre quando enfrentamos novos desafios, o medo domina nossa mente e nosso corpo. Mas, muitas vezes esse medo pode ser transformado em algo bom, podemos dar-lhe outro significado. Sentir medo pode ser o grande sinal para mudar e quebrar os padrões que não nos servem (deixo isso para você como um reflexo pessoal).
- Tente e tente novamente, soa muito clichê. No entanto, uma coisa é absolutamente verdadeira: quem são os que vão mais longe? Sempre aqueles que vão mais longe, que apesar da adversidade, continuam a colocar toda sua energia em seus sonhos. Por que não deveria ser o mesmo para você?
- Pense no que você quer transmitir, comece pouco a pouco a ser o cantor que você quer ser, independentemente de ser para você uma atividade recreativa ou se você quer torná-la uma atividade profissional. Cantar é arte, é compartilhar emoções e idéias através da música. Descubra qual será seu objetivo quando você cantar, e seu público começará a reconhecê-lo quanto mais claro você for.
- Conhecer-se bem é uma boa dica, conheça seus pontos fortes para colocar toda sua energia e esforço para superar suas fraquezas.
Não seja aquela pessoa que foi deixada sozinha no sonho de ser cantora, atreva-se a fazer isso!
Encontre seu professor de canto
Encontrar o melhor professor de canto pode levar anos, porque você já sabe que a conexão e a relação professor-aluno é a chave para um aprendizado efetivo e duradouro. Para que esta relação funcione, é essencial que você não perca a motivação. Especialmente se você sente que não é o professor certo.
Não se preocupe! O incrível de todo o processo é que você tem nossa incrível plataforma para encontrar os melhores professores de canto de todo o mundo, isto é porque você pode decidir fazer aulas de canto online e quebrar a barreira geográfica e aprender com professores de canto de todo o mundo, não é uma sorte?
Por outro lado, se for mais eficaz para você ter aulas de canto em casa, você também pode procurar aqui em nosso site, mas você também pode procurar um professor recomendado por alguém próximo a você que tenha tido a experiência de aprender com ele/ela.
O bom é que existem infinitas possibilidades, hoje não podemos dizer que aprender a cantar seja difícil ou inacessível. Pelo contrário, hoje mais do que nunca há informação imediata, mais acesso a professores e cursos, que sem dúvida nos ajudarão a alcançar nossos objetivos e sonhos e a sair do palco do chuveiro para sempre e ousar cantar com um microfone de verdade na mão. Queremos ouvi-lo!