Devemos nos perguntar: o que desmotiva o estudante a estudar?
- Entretenimentos no Smartphone, Tablet ou Notebook por horas a fio?
- Mídias Sociais no Smartphone, Tablet ou Notebook por horas a fio?
- Sites proibidos no Smartphone, Tablet ou Notebook por horas a fio?
- Falta de participação dos responsáveis no controle, se houve ou não o estudo?
Poderia colocar muito mais itens para justificar o desinteresse da juventude em estudar nos dias de hoje. Contudo, acredito que outros itens sejam tão ou mais importantes do que estes que já estamos cansados de saber. Vejamos por exemplo:
- Falta de estímulo nas aulas presenciais!
- Falta de cobranças nas escolas e/ou facilidades estimulando o não esforço!
- Falta de perspectiva de futuro! Ninguém passa ao jovem o que e como ele deve fazer com o conhecimento adquirido!
- Falta de estímulo dos responsáveis através de exemplos e não de punições ou cobranças!
- Falta de conscientização por parte de instituições como família, igreja, comunidades etc. onde se fala de tudo, menos como, quando e de que forma devemos crescer em conhecimento.
Se conseguimos trabalhar em conjunto com todas as instituições, poderemos enxergar, como as aulas online são muito mais seguras, interessantes, motivadoras, incentivando aos jovens a participarem da aula, buscando cada vez mais conhecimento.
Talvez algum leitor, possa pensar o quanto essa fala é utópica. Mas, vou mostrar neste artigo, através de como trabalho com meus estudantes online, explicando apenas o método aplicado numa determinada aula com uma aluna "problemática", por conta de todos os motivos acima citados.
Tema da aula - Corrente Elétrica (assunto aplicado na Física III, tão temida pelos alunos)
Regras combinadas com os responsáveis e com o estudante.
1) Sem distrativos como celular, TV, Música etc.
2) Não copiar nada durante todo o tempo de aula.
3) Prestar atenção e perguntar a vontade sobre o que não estiver entendendo.
4) Tempo mínimo de aula = 2h.
5) Estar apenas com água para beber e interromper a aula somente se necessário para ir ao banheiro.
Método - Plataforma Zoom, com acesso à internet liberada para uso única e exclusivamente do Professor.
Condução da aula:
- Exposição do conceito de corrente elétrica;
- Aplicabilidade dentro de casa;
- Utilização de vídeos no YouTube, da aplicação do conceito no cotidiano;
- Aplicação na medicina do uso de corrente elétrica para salvar vidas;
- Mostrar como o coração funciona utilizando corrente elétrica;
- Falar da importância das unidades de medida de corrente elétrica, para que a estudante saiba qual corrente mata, paralisa ou só dá formigamento no corpo humano;
- Problemas mostrando essa aplicabilidade criados pelo Profissional contratado;
- Problemas similares que aparecem em concurso;
- Problemas similares para que o estudante resolva;
- Passar Problemas online, para que resolvam com o controle do Profissional contratado;
- Recomendar vídeos sobre o assunto que estão no Instagram, TikTok, YouTube;
- Ouvir a posição do estudante sobre o assunto estudado ao final da aula.
Tudo isto gravado na plataforma zoom, que será enviado ao estudante e/ou responsável, para que possa conferir tudo o que estudado.
Esse tipo de aula é totalmente possível e é realizada por Profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Quando trabalhamos desta forma, temos plenas condições, através da internet, de motivar o estudante com muitos assuntos interessantes e que estão disponíveis nas ferramentas digitais de uso (muitas vezes indevidamente) do estudante.
Os exercícios online, podem ser acompanhados pelo professor, estudante e responsável. Após a conclusão (após clicar em enviar), o estudante recebe o gabarito, nota e resolução do exercício. Tudo isso poderá ser enviado ao responsável.
A aula, totalmente gravada, poderá ser enviada ao responsável, desde que haja o acordo de não a disponibilizar para outras pessoas, a fim de resguardar o direito de imagem do Professor.
As garantias desse método, fazem com que este trabalho seja totalmente diferente daquele que leva uma pessoa estranha à sua casa, sem qualquer garantia que comprove se realmente houve a aula sobre o assunto acordado, exercícios afins com o conteúdo, feedback do aprendizado etc.
Se os itens listados de 1 a 5 forem cumpridos pelo estudante e responsável, ficará praticamente impossível de não haver pleno êxito no serviço contratado.
ERA DIGITAL
ESTRATÉGIAS DIGITAIS
PROFESSORES DIGITAIS