Esse é um dos reis dos instrumentos. Os professores de piano dizem que aqueles que dominaram o piano acham muito mais fácil aprender a tocar qualquer instrumento. Além disso, aprender a tocar o piano pode ser uma coisa bonita e muito mais fácil do que parece.
Muitos especialistas argumentam que tocar o piano tem muitos benefícios intelectuais. Na verdade, durante muito tempo foi um símbolo de pessoas cultas e até mesmo de um certo nível social.
Mas isto mudou muito e hoje o piano é muito acessível, tocá-lo está ao alcance de todos e os benefícios vão muito além de cultivar o intelecto. Você pode fazê-lo para o prazer da música e também abrirá portas para muitos outros instrumentos.
Benefícios de tocar um instrumento
Tocar piano requer um conhecimento básico de teoria musical e de como ler partituras, portanto, se você quiser tocar algo mais, será muito mais fácil. Tocar qualquer instrumento tem muitas vantagens e benefícios.
- Reduz o estresse: no momento em que aprendemos a controlar um instrumento, levamos a experiência musical a outro nível. Ouvir música pode ser relaxante, mas quando você sente a música que vem de suas mãos, o efeito é muito maior e mais rico.
- Melhora a coordenação: Tocar um instrumento requer uma série de habilidades que, mesmo que você não as tenha no início, depois de algum tempo você melhorará. Habilidades motoras que você também verá melhoradas em seu dia a dia.
- Melhora a memória: da mesma forma também estimula o cérebro e previne algumas doenças como o mal de Alzheimer.
- Expressão: É uma forma de tirar todas aquelas coisas que você tem dentro, idéias ou sentimentos. Uma maneira de se abrir para o mundo e abrir sua mente, a música combate a tristeza.
- Mais vida social: Tocar um instrumento pode abrir muitas portas, pois você começará a compartilhar um hobby com muitas outras pessoas e quem sabe se um dia você poderá tocar em público e fazer o dia de seus amigos.
Tipos de piano
O piano tem uma idéia que toca contra ele e é uma grande desvantagem, muitas pessoas acham que é caro. E eles estão parcialmente certos, mas não tem necessariamente que ser assim. Há várias opções e algumas delas são mais baratas, para isso temos que saber que tipos de pianos existem.
- Piano de cauda: o piano clássico é a razão pela qual as pessoas geralmente pensam que ele é um instrumento para os ricos. E a verdade é que um piano de cauda é muito caro, na verdade, alguns deles são verdadeiros itens de luxo. Há vários tipos de grandes pianos, com tamanhos diferentes. É algo que poucas pessoas podem pagar e só os pianistas especializados tendem a ter, mas os resultados que dá são espetaculares.
- Piano de parede: Esta é uma opção não tão cara, mas geralmente é para aqueles que estão levando a sério. Os pianos de parede também são normalmente bastante caros, mas não é algo que apenas algumas pessoas possam pagar. Os mais baratos são cerca de 1.000 euros e, como os grandes pianos, há aqueles que procuram o luxo a preços astronômicos.
- Pianos eletrônicos: A opção mais comum e acessível. É o mesmo que um piano de cauda, mas seu som é eletrônico e não é produzido por cordas. As características que oferece são muito semelhantes e realmente só um especialista poderia dizer a diferença. Mesmo assim, seu preço não é comparável a outros instrumentos e varia entre 300 e 900 euros.
- Teclado: A opção mais barata, seu preço é de cerca de 100 euros e no mercado de segunda mão pode ser encontrada por menos. Há uma grande diferença entre um teclado e um piano de verdade, por exemplo, as teclas não são pesadas e isso é uma grande desvantagem. Mas se você não estiver muito determinado e quiser experimentar, é uma opção muito boa. Existem teclados muito profissionais que oferecem vantagens sobre os pianos eletrônicos, já que normalmente têm outros sons, além do som do piano. Eles também incluem pesos nas chaves.
Dicas para tocar piano
Aprender a tocar piano sozinho é uma tarefa quase impossível. Mas isso não significa que você não possa fazer coisas fora das aulas ou das academias. Há algumas tarefas, além daquelas que seu professor lhe diz para fazer, que você pode fazer.
Recomendamos uma série de exercícios que você pode achar interessantes:
- Encontre uma canção que você goste e encontre uma versão para piano dela. Não precisa necessariamente ser uma canção composta para piano, pode ser uma canção pop, que provavelmente é mais simples, e você pode pesquisar sua versão na internet.
- Separe a pontuação em pequenas partes, de modo que cada parte não dure mais do que 10 segundos, e pratique-a repetidamente até conseguir baixá-la separadamente. Não avance até ter certeza de ter dominado o assunto.
- Não se precipite. Não use babados, não avance até ter certeza, não use as duas mãos se achar que não pode. Ao tocar o piano, é muito importante ir passo a passo.
- Pratique todos os dias. Isto é algo fundamental, mesmo que seja apenas para não perder contato com o instrumento e mesmo que seja apenas por 15 minutos, mas sentar-se em frente ao piano e tocá-lo um pouco todos os dias.
Onde fazer aulas de piano
Sem dúvida é algo absolutamente essencial no aprendizado, é necessário conhecer solfejo para tocar piano e embora não seja a coisa mais complicada do mundo, para entendê-la bem é necessário que alguém a explique.
Há três opções populares: conservatórios, escolas de piano e professores particulares. Três opções que garantem que você aprenda a tocar, mas todas as três são um caminho diferente e você terá que tomar o que mais lhe convém.
- Conservatório
O conservatório é a opção orientada para o profissional, o conservatório é a maior instituição de educação musical e está voltado para a construção de uma carreira. Mas nem todos que o fazem o farão por uma carreira.
Há pessoas que entram no conservatório por puro prazer, e é certamente o melhor treinamento que você pode obter. Mas não é para todos, quando você entra, e especialmente como adulto, eles lhe dão um teste de nível que você tem que passar para poder começar a ter aulas.
- Escolas de piano
As escolas de música são uma opção muito semelhante às conservatórias, mas não são tão orientadas profissionalmente. Você encontrará todas as vantagens das aulas em grupo, embora não seja tão completo, mas será mais personalizado do que um conservatório.
- Professores particulares
Esta é sem dúvida a melhor opção se você quer aprender a tocar piano quando já adulto, mas não quer se dedicar a ele profissionalmente. Você poderá ter um aprendizado personalizado e aprender somente o que lhe interessa e com a intenção que você deseja.
Se você vai aprender a tocar piano do zero, o melhor que você pode fazer é contar com a ajuda de um professor particular. Ele lhe ensinará no ritmo que você precisa e você poderá fazer-lhe quaisquer perguntas que você possa ter. Sem dúvida, você obterá os melhores resultados.
Há várias maneiras de aprender a tocar este maravilhoso instrumento, mas o que você realmente tem que levar em conta, em todos os instrumentos, mas especialmente neste, é a perseverança, pois requer muito esforço, mas certamente será recompensado.